Seminário de Educação Infantil reúne mais de 450 educadores no Vale do Paraíba

Em sua 8ª edição, evento realizado pela Fundação Lucia e Pelerson Penido é uma oportunidade de troca de conhecimento e boas práticas que impacta aproximadamente 6 mil crianças da região


No próximo dia 13 de setembro, das 8h às 17h, mais de 450 profissionais da área da educação se reunirão para a oitava edição do Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba - O Infantil é Fundamental, que será realizado no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida. Idealizado pela Fundação Lucia e Pelerson Penido - FLUPP, o evento anual tem como finalidade compartilhar boas práticas na Educação Infantil e possibilitar trocas de conhecimento entre especialistas da área, gestores, professores e estudantes de pedagogia.

O Seminário conta com uma programação bastante variada, com mesa de boas práticas e palestras com especialistas pela manhã, oficinas práticas simultâneas após o almoço e atração artística no final da tarde. Temas como "O olhar e a escuta das crianças na constituição de um território educativo", "Conflitos: problema ou oportunidade?" e "A Construção de uma escola democrática, inclusiva, amorosa e transformadora", serão abordados junto aos profissionais de 56 escolas, de 9 municípios da região.

Desde sua primeira edição, em 2011, o Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba pretende contribuir para que os profissionais da área assumam um compromisso diário com a ampliação dos saberes. Considerando que o universo infantil é permeado por curiosidade e constantes descobertas, é essencial que os educadores tenham acesso às múltiplas linguagens que podem ser abordadas no dia a dia das crianças. "Nosso principal objetivo é democratizar o acesso a esses conhecimentos", comenta Eduarda Penido Dalla Vecchia, Diretora-Executiva da FLUPP.

O Seminário se manteve como uma ação permanente após o encerramento do programa VIM - Valorizando Uma Infância Melhor que, de 2011 a 2018, conscientizou comunidades escolares e autoridades do Vale do Paraíba sobre a importância de incluir a Primeira Infância na agenda pública, sobretudo no que se refere à melhoria da qualidade da Educação Infantil. Nesses oito anos de existência, o Programa impactou os municípios de: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Potim, Redenção da Serra, Roseira, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Entre os principais eixos de atuação estavam a formação de professores e gestores, o apoio a projetos comunitários e de infraestrutura e o apoio na construção de Diretrizes Municipais para a Educação Infantil.

Acesse o folheto virtual para conferir a programação completa, clicando AQUI.

Serviço

Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba - O Infantil é Fundamental

Data: 13/09/2019

Horários: das 8h às 17h

Local: Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida - Via Dutra km 71

Portão em frente ao Hotel do Papa

Evento fechado

Realização: Fundação Lucia e Pelerson Penido - FLUPP

728x90