Semana Literária é sucesso em escola de Caçapava

Alunos destacaram obras de Guimarães Rosa


Sucesso. Essa é a definição do projeto “Semana Literária”, produzida pelos alunos da escola estadual Dr. Pereira de Mattos, em Caçapava. Com o objetivo de inserir os jovens na produção literária e desenvolver o protagonismo juvenil, o projeto contou com a participação de todos os alunos.

“A Semana Literária é um projeto anual da escola, em que escolhemos um escritor que é lido e homenageado pelos alunos. O projeto foi  criado pelo grupo de linguagens e códigos articulado com as demais disciplinas, o qual conta com o apoio da equipe gestora”, conta a professora coordenadora Valéria Braga Pavanetti.

As turmas são convidadas a escolher uma ou algumas obras para tematizar na forma de uma intervenção no espaço escolar, que é realizada durante a Semana Literária. Essa intervenção pode ser uma exposição com poemas, releitura, quadros, jogo, música, dança, miguilins, encenação teatral,  entre outras atividades propostas utilizando diversas linguagens.

Este ano, o trabalho iniciou-se com o professor da sala de leitura, o qual fez uma apresentação usando da história associada à literatura  para incentivar os alunos a conhecerem mais a obra de Guimarães Rosa.

Com a Semana Literária, mais que darmos visibilidade a obras literárias valorizadas pela crítica e ampliarmos o gosto dos alunos pela literatura, tornamos possíveis situações em que a experiência estética é colocada em primeiro plano e ocupa os espaços coletivos da escola. Destacamos o papel da literatura na formação subjetiva e na construção de vínculos entre leitores que compartilham interpretações, leituras e vivências”, conclui a coordenadora Valéria.

O evento, que aconteceu recentemente em Caçapava, contou com a participação dos alunos, pais, autoridades e convidados.