Rede Municipal de Ensino implanta cardápio para diferentes faixas etárias

Em Cruzeiro a administração municipal trabalha para melhorar a merenda em todas as escolas


Crianças com hábitos saudáveis na alimentação têm maior rendimento escolar. Uma merenda de qualidade é direito dos estudantes e dever do governo. Priorizando a educação, a administração municipal vem trabalhando para melhorar a merenda em toda Rede de Ensino.

Em Cruzeiro, atualmente, todas as creches estão cozinhando em suas unidades com um cardápio adequado para a faixa etária, o que permite mais qualidade no preparo e no sabor dos alimentos. Nos colégios de ensino fundamental também há cardápio adequado para a idade e os alimentos são distribuídos pela Cozinha Piloto, com exceção da Escola do Campo no Batedor e da Emeief "José Diogo Bastos", que já seguem o modelo das demais unidades de ensino infantil, por serem colégios de período integral.

A elaboração dos cardápios é um trabalho minucioso realizado por nutricionista e técnico especializados que cuidam das necessidades de cada faixa etária, desde o desjejum, almoço, lanche ou jantar. O cardápio é feito semanalmente, os legumes são inseridos de terça a sexta-feira no ensino fundamental e todos os dias nas creches com o acompanhamento de frutas.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Carlos do Valle, um fator primordial para a melhora da qualidade da merenda escolar foi a inclusão da agricultura familiar na compra dos legumes e hortaliças em geral, pois o processo é mais saudável. "A cada dia estamos procurando melhorar mais a nossa merenda, para que possamos chegar ao ideal e o projeto da agricultura familiar veio somar na qualidade dos produtos", ressaltou.