Projeto Treboada será lançado na escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, em São Sebastião

Para a realização do projeto utilizou-se um coletivo de profissionais, cineasta, ilustrador, animador, músico, designer e educador


Prefeitura de São Sebastião recebe nas escolas municipais o Projeto Treboada, com seu primeiro lançamento no facebook da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, do Canto do Mar, nessa quinta-feira (21), a partir das 14h.

O projeto Treboada - Causos Caiçaras por Neide Palumbo, se propõe a realizar o registro e difusão por meio do audiovisual das histórias e causos narrados pela Mestra da Cultura Popular Neide Palumbo, importante guardiã da cultura oral tradicional caiçara do Litoral Norte de São Paulo.

Para a realização do projeto utilizou-se um coletivo de profissionais, cineasta, ilustrador, animador, músico, designer e educador, tendo como produto final três filmes animados de causos de Neide Palumbo com aproximadamente 4 minutos cada, criando conexão da Cultura popular e tradição caiçara do Litoral Norte de São Paulo com as gerações mais novas.

A ideia do projeto na rede municipal de São Sebastião é de que todos os alunos possam ter acesso ao material, possibilitando o conhecimento das expressões da cultura imaterial caiçara do litoral norte de SP e região por meio dos causos coletados pela Neide Palumbo.

De acordo com a ilustradora, Isabel Galvanese, os vídeos estão disponíveis gratuitamente na plataforma youtube. "Nossa ideia é que todos possam curtir esses causos da cultura caiçara, mas principalmente o trabalho foi pensado para as escolas. Quando um aluno tem acesso a esses materiais que são criados a partir de histórias que acontecem na sua cidade, eles se reconhecem e se encantam", contou.

Os vídeos ficaram disponíveis no youtube, para atender os professores da rede municipal desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais.

Treboada

Em 2017 o projeto Treboada realizou um financiamento coletivo que levantou recursos para a gravação de todo o material bruto do trabalho de Neide e também a produção de um filme animado e musicado contendo o causo do cachorrinho "Treboada" - que dá nome ao coletivo. O Projeto Treboada recebeu o prêmio PROAC de cultura Tradicional (2019) do Governo do Estado de São Paulo.