Projeto de educação no trânsito forma mais de 800 crianças em Pindamonhangaba

Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram nesta quinta-feira (28) da formatura do Edutran


O Centro Esportivo José Ely Miranda "Zito" recebeu nesta quinta-feira (28) mais uma formatura do Edutran, projeto de educação no trânsito, realizado pela prefeitura de Pindamonhangaba.

O objetivo é proporcionar para as crianças da rede municipal de ensino do município instruções sobre regras e boas práticas no trânsito, colaborando assim para a formação de futuros bons motoristas.

"É um trabalho que às vezes não aparece muito, mas que dá muito resultado, porque as crianças que estão saindo formadas hoje, daqui uns anos vão estar nas ruas dirigindo seus veículos e vão se lembrar de tudo que aprenderam aqui", pontuou a diretora de trânsito e mobilidade, Luciana Vianna.

Criado há 11 anos, o Edutran já formou mais de 16 mil crianças na cidade. Neste ano, 14 escolas participaram do projeto. São elas: EM Abdias Júnior Santiago e Silva (Santa Cecília), EM Prof. Alexandre Machado Salgado (Bairro das Campinas), EM João Cesário (Feital), EM Profª Maria Helena Ribeiro Vilela (Jardim Regina), EM Profª Ruth Azevedo Romeiro (Triângulo), EM Yvone Aparecida Arantes Corrêa (Goiabal), EM Francisco de Assis César (Moreira César), EM Mário de Assis César (Loteamento Azeredo), EM Prof. Joaquim Pereira (Mantiqueira), EM Serafim Ferreira (Terra dos Ipês 2), EM Prof. Lauro Vicente de Azevedo (CDHU Moreira César), EM José Gonçalves "Seu Juquinha" (Liberdade), EM Profª Rachel de Aguiar Loberto (Vale das Acácias), EM Padre Zezinho (Vila São Benedito).

Um dos instrutores do projeto, Welington Amaral, pontuou sobre como se sente fazendo parte do Edutran já há quatro anos: "É gratificante, pois é uma sementinha que a gente planta para que eles possam ser futuros bons motoristas e melhores do que estes que temos hoje".

Além do certificado, alguns alunos foram premiados com uma bicicleta pela melhor redação.

Mortes no trânsito

Recentemente foram divulgados dados que mostram o aumento de mortes no trânsito no município de Pindamonhangaba. Para reverter este quadro, a prefeitura planeja ações para melhorar estes números.

"Nós temos em Pindamonhangaba a passagem de diversas rodovias que não são de jurisdição do município, são de jurisdição estadual e outras de jurisdição federal, mesmo assim nós temos mantido contato com esses órgãos para fazer ajustes, muitas vezes importantes na rodovia, seja com sinalização ou indicação de pontos onde há mais propensão para ocorrência de acidentes e com isso, buscar diminuir o número de acidentes com vítimas fatais." disse o secretário de  segurança pública, José Sodário Viana.



Confira as fotos do evento: