Projeto aborda educação alimentar e saúde emocional dos professores

Terceira fase do projeto Escolas Saudáveis em Pindamonhangaba orienta sobre a prevenção da obesidade e saúde integral dos educadores


Cuidar de uma sala de aula já não era uma tarefa fácil, e com o cenário da pandemia coloca ainda mais desafios aos profissionais de educação, especialmente aos professores, que são a linha de frente com os alunos. É por tudo isso que a educação alimentar, prevenção da obesidade e saúde emocional são os principais assuntos da terceira etapa do projeto Escolas Saudáveis, executado pela Evoluir, com patrocínio da Novelis. Realizado em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Pindamonhangaba, o projeto estimula a adoção de práticas alimentares saudáveis e aborda a importância do autocuidado, considerando os aspectos socioemocionais. 

Embora o Escolas Saudáveis tenha como foco principal a alimentação saudável dos alunos, este ano ele ganhou novos módulos com diferentes abordagens, justamente para acolher o professor. O primeiro módulo da formação continuada dos educadores foi voltado para o "Eu comigo mesmo, como me sinto e me vejo"; já o segundo focou no "Eu com o outro, no aspecto relacional", ambos voltados para as habilidades emocionais. E, agora, a terceira etapa do projeto chegou para abordar a saúde física e educação alimentar, especialmente sobre a prevenção e tratamento da obesidade, com base no Guia da Alimentação Brasileira. 

O encontro virtual com os professores contou com uma roda de conversa e participação especial de uma nutricionista e uma endocrinologista, que levaram exemplos sobre educação alimentar. "A maioria das crianças nunca teve a oportunidade de aprender sobre alimentação saudável. As principais fontes de informações sobre alimentação são as propagandas de TV e as prateleiras de supermercado. Portanto, a educação nutricional, partindo dos professores e dentro de um ambiente confiável como a escola, é fundamental para o aprendizado dos alunos", avalia a endocrinologista Daniela Andraus Ferrarezi. 

O projeto, que se encerra em novembro, beneficia 63 educadores e gestores da rede pública municipal de ensino de Pindamonhangaba, somando 21 instituições de ensino e impactando diretamente 2.100 crianças, na cidade. Para a professora Estela Fabiana de Abreu, participante do projeto, o encontro abordou um tema considerado de grande importância para a vida. "Alimentação é a base para uma vida saudável. O que comemos reflete no nosso corpo e com isso no nosso desempenho em tudo o que fazemos. É importante comer bem e também fazer uma atividade física para termos qualidade de vida", conta a educadora.