Professores de Pindamonhangaba recebem capacitação do Programa Caminhos para a Cidadania nesta quarta (22)

Por meio do Instituto CCR, CCR NovaDutra leva capacitação sobre Educação de Trânsito para professores de Pindamonhangaba, em São Paulo


A CCR NovaDutra retoma as atividades do segundo semestre do Programa Caminhos para a Cidadania. Nesta quarta-feira, dia 22, serão realizados Encontros Temáticos sobre Educação de Trânsito para educadores das escolas Municipais de Pindamonhangaba, em São Paulo.

O Caminhos para a Cidadania – é um programa do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra – para educadores das escolas municipais das 36 cidades que margeiam a via Dutra. A capacitação une conhecimentos sobre Educação de Trânsito à ‘aprendizagem significativa’ - metodologia utilizada para estimular a conexão de memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar.

Serão capacitados 195 professores de 4º e 5º anos das escolas rede municipal de ensino participantes do programa Caminhos para Cidadania. Os encontros serão na Casa Transitória Fabiano de Cristo, em dois horários. A escolha das escolas é realizada pelo coordenador municipal, priorizando àquelas com professores que lecionem para o 4º e 5º anos, que são as turmas participantes do programa.

O conteúdo das oficinas, extraído do novo livro didático de 2018, trabalha a Teoria das Inteligências Múltiplas, que consiste na capacidade de resolução de problemas, de compreensão, de adaptação e de contextualização dos temas “Trânsito” dentro da grade curricular das escolas.

Reformulado

O Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra desde 2005 para alunos do ensino fundamental das 36 cidades às margens da via Dutra, voltou reformulado para o ano de 2018. Voltado à mobilidade, cidadania e preservação da vida, este ano o programa trabalha a segurança no trânsito com os alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Até 2017, o programa levava Educação de Trânsito para a 4º série e Educação Ambiental para o 5º ano.

A alteração na grade curricular ocorreu após a realização de uma pesquisa que avaliou o papel do programa nas comunidades, além de seus objetivos e metas. Com a ampliação, as crianças, que têm entre nove e dez anos, terão mais aprofundamento do tema Trânsito, apropriando-se cada vez mais das noções de segurança e cidadania nas vias. Dessa forma, elas atuarão como multiplicadoras das boas práticas no trânsito entre familiares e amigos.

Sobre o Caminhos para a Cidadania

Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o Caminhos para a Cidadania leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Por meio dos encontros temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.

Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra. O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) - a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.

Serviço:

Encontros Temáticos – Pindamonhangaba (SP)

Dia: 22/8 (quarta-feira)

Horários: 13h30 às 16h e das 18h às 20h30