Professores da rede pública estadual de SP aprovam greve

As reivindicações iniciais da categoria são: reajuste imediato de 22,03%, currículo máximo no ensino médio, contra a reforma da Previdência, entre outras


Os professores da rede pública estadual do Estado de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (15) greve geral da categoria para os dias 28, 29 e 30 de março. A paralisação foi decidida em assembleia realizada em frente à Secretaria Estadual da Educação, na Praça da República, em São Paulo.

Após o ato, os professores participaram da manifestação organizada por Sindicatos e partidos de esquerda, que aconteceu na Avenida Paulista. Cinquenta mil professores participaram do ato, segundo números divulgados pela Apeoesp.

De acordo com a Apeoesp, mais de 70% dos professores estaduais aderiram à paralisação nacional. "Não aceitaremos a reforma da Previdência e a reforma do ensino médio imposta pelo governo golpista, nem o desmonte feito pelo governo Alckmin na educação de São Paulo", ressaltou Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp.

As reivindicações iniciais da categoria são: reajuste imediato de 22,03%, currículo máximo no ensino médio, contra a reforma da Previdência, entre outras. Uma nova assembleia será realizada no dia 31 de março, no vão livre do MASP, em São Paulo, para avaliar a continuidade da greve.

Governo anuncia bônus
Antes da manifestação da última quarta, o Governo do Estado de SP anunciou que pagará R$ 290 milhões em bônus a cerca de 200 mil professores e servidores da Educação no mês de abril. Como em 2016, o valor máximo do benefício que cada profissional receberá é proporcional a 0,7 salário extra.

O bônus é calculado a partir das notas do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo). Também é considerado se a unidade avançou, atingiu ou superou a meta estipulada para o período. Os servidores precisam ainda ter trabalhado, no mínimo, em dois terços do ano letivo. No caso de faltas, haverá desconto proporcional. São permitidas por lei apenas ausências decorrentes de licença-maternidade, licença-paternidade, adoção e férias.