Processo seletivo do Instituto Ismart concede bolsas de estudos para alunos de São José dos Campos

Inscrições abertas: Bolsas integrais presenciais e online serão concedidas para talentos da rede pública, incluindo oportunidade de ingressar em escolas particulares de excelência


O Instituto Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), em parceria com os colégios Objetivo e Poliedro, oferecerá 200 bolsas, contemplando presenciais e online, para jovens talentos de baixa renda que forem selecionados pelo Instituto. Estudantes matriculados no 7º e 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de ingressar nos projetos Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. As inscrições devem ser feitas no site www.ismart.org.br até o dia 05 de junho.

Para participar do processo seletivo, os alunos não podem ter reprovação no histórico escolar e ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos. Para a estudante do projeto Ismart Online, Isabela Moraes, a cada fase que progredia no processo era uma conquista diferente, e sabia que era uma oportunidade única em sua vida.  "Atualmente faço parte do Movimento Acredito, ministro aulas e creio que educação e representatividade transformam, pois sou fruto de tudo isso", comenta.

Segundo a diretora do Ismart, Mariana Monteiro, o acesso à educação de qualidade, permite com que os bolsistas sonhem mais alto e atinjam o sucesso profissional.  "As boas oportunidades aliadas ao esforço pessoal incentivam a promoção social e o alcance dos sonhos. Ao longo dos 20 anos de existência, o Instituto tem a missão de identificar jovens talentos de baixa renda com alto potencial acadêmico - concedendo bolsas em escolas particulares de excelência e acesso às plataformas digitais", comenta a diretora. 

A seleção será realizada para três diferentes projetos - Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos. Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental concorrem ao Bolsa Talento, projeto em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem material didático, auxílio transporte, uniforme, alimentação e participam de um programa de desenvolvimento. Todos os candidatos inscritos concorrem também às vagas do projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

 Ao todo, serão oferecidas 340 bolsas integrais e 1.000 vagas para o Ismart Online, disponíveis nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).

Processo Seletivo 

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior, em que, além dessas matérias, há a avaliação do potencial de aprendizagem.  

As próximas fases consistem em Entrevista Individual, Visita Domiciliar e Dinâmica de Grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site do Ismart (www.ismart.org.br) e nas redes sociais do Instituto Facebook e Instagram.