Prefeitura inicia reforma e manutenção de escolas e creches

Investimento de R$17 milhões vai recuperar unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino


 

Primeira escola a receber obras foi a EM Rachel de Aguiar Loberto, no Vale das Acácias Primeira escola a receber obras foi a EM Rachel de Aguiar Loberto, no Vale das Acácias

As 57 unidades educacionais municipais de Pindamonhangaba recebem, a partir deste mês, obras de manutenção e reforma. A primeira unidade a ter a benfeitoria é a Escola Municipal Rachel de Aguiar Loberto, no Vale das Acácias, iniciando pela reforma do telhado, que já está em andamento, além de todas as outras melhorias necessárias. 
As obras necessárias são, tais como: alvenaria, elétrica, pintura, hidráulica e serviços relacionados ao reparo dos telhados e colocação de manta térmica nas unidades.

Para o prefeito Isael Domingues, algumas unidades pediam reforma imediata. "Como algumas escolas estão sem manutenção há muito tempo, isso poderia colocar a segurança das crianças em risco, como exemplo, do que aconteceu na escola que abrigava provisoriamente os alunos da 'Padre Zezinho' que, no começo do ano, teve uma queda do telhado devido a esta falta de manutenção", explica o prefeito.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, prof. Júlio Valle, neste ano 20 unidades receberão as obras e as demais, no próximo ano. Ele explicou que após os primeiros meses de estruturação dos serviços e revisão dos procedimentos internos, não somente da Secretaria, mas também da própria Prefeitura, a Secretaria de Educação conseguiu estabelecer uma maneira de garantir a execução da manutenção e reparos das unidades educacionais de maneira prioritária.

"O caminho que construímos foi a elaboração de uma ata de registro de preços para serviços de uma empresa especializada de engenharia com fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos de serviços gerais de manutenção das unidades", explicou prof. Júlio. "A necessidade foi apontada pelas planilhas que foram preenchidas pelas gestoras de unidade, sistematizadas pelas gestoras regionais e entregues ao Departamento Administrativo da Educação há alguns meses. A proposta desenhada inclui, conforme esses descritivos, alguns serviços essenciais de manutenção das escolas", completou.

As primeiras vinte unidades a receberem os reparos foram definidas em conjunto com as gestoras regionais. Foram consideradas as necessidades de reparos em alvenaria, telhado, hidráulica e elétrica.

"É importante dizer que esse procedimento responde, inclusive, à demanda identificada na primeira pesquisa que realizamos com a rede no início do ano, em que identificamos que a dificuldade mais gritante enfrentada nas escolas hoje consiste justamente nos problemas da estrutura física das unidades", revelou o secretário de Educação.

A medida que os primeiros reparos forem concluídos, as próximas escolas serão incluídas, para que todas possam ser contempladas. "Depois de uma primeira demanda de todas as escolas e Cmeis, manteremos a ata vigente para que qualquer necessidade eventual de reparos nas unidades possa ser suprida com rapidez", garantiu o prof. Júlio. "Todas essas iniciativas vão confluir para a construção de uma escola pública de cada vez mais qualidade em que o trabalho de toda a nossa equipe possa ser efetivado da melhor maneira possível", concluiu.

Escolas e Cmeis contemplados na primeira fase de obras:
- EM Professora Rachel de Aguiar Loberto, Vale das Acácias
- EM Prof. Alexandre Machado Salgado, Bairro das Campinas
- EM Abdias Júnior Santiago e Silva, Santa Cecília
- EM Vito Ardito, Araretama
- EM Regina Célia Madureira de Souza Lima, Araretama
- EM Dr. Francisco de Assis César, Moreira César
- EM Dr. André Franco Montoro, Crispim
- EM Prof. Manoel César Ribeiro, Andrade
- CMEI Maria Aparecida Gomes "Sá Maria", Pasin
- CMEI José Ildefonso Machado, Lot. Laerte Assumpção
- EM Profª Maria Aparecida Arantes Vasques, Mombaça
- EM Prof. Orlando Pires, Bom Sucesso
- CMEI Profª Olímpia Franco César, Castolira
- EM Serafim Ferreira, Terra dos Ipês I
- EM José Gonçalves da Silva "Seu Juquinha", Res. Liberdade
- CMEI Josefina Cembranelli Schmidt, Jardim Roseli
- CMEI João Fleury Filho, Alto Cardoso
- EM Padre Mário Antonio Bonotti, Maria Áurea
- EM Dr. Ângelo Paz da Silva, Cidade Jardim