Prefeitura de Taubaté publica edital do Simube 2018


A Prefeitura de Taubaté tornou público o edital do Simube (Sistema Municipal de Bolsas de Estudo) para cursos de graduação e técnico profissionalizante para o ano de 2018.

Para garantir a participação no processo de concessão de bolsas de estudo, o candidato deve comprovar residência e/ou domicílio no município de Taubaté, no mínimo, nos últimos 5 anos; estar matriculado em curso oferecido pelas instituições de ensino cadastradas junto ao Conselho de Administração do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo e ainda não ter concluído nenhum curso de graduação e/ou técnico profissionalizante.

Não será concedida bolsa ao candidato que possui outro auxílio de natureza semelhante, como bolsas pesquisa, iniciação científica, monitoria, seguros adicionais de qualquer natureza, financiamento estudantil – FIES e convênios. Além disso, candidatos que já tenham sido contemplados com bolsa do Simube nos últimos 5 anos não poderão se inscrever; com exceção daqueles contemplados com bolsa de estudo para médio/técnico profissionalizante. Também não é permitido se inscrever para mais de uma instituição de ensino e a renda familiar do candidato não poderá exceder a cinco salários mínimos vigentes.

A ficha de inscrição estará disponível para preenchimento em www.taubate.sp.gov.br a partir das 8h do dia 26 de fevereiro, encerrando-se às 17h do dia 9 de março. O candidato deverá preenchê-la, imprimir e juntar toda documentação comprobatória exigida no edital. 

Após o término do período de inscrições, a instituição de ensino e o Conselho de Administração do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo vão conferir a documentação e classificar os candidatos inscritos de acordo com o índice de carência.

MODALIDADES 
A bolsa custeio é destinada aos alunos classificados entre os maiores índices de carência, recebendo uma bolsa de estudos nos valores entre 25% a 100% da mensalidade, não sendo obrigatória a restituição ao fundo. Apenas 20% do montante destinado ao fundo é destinado para essa modalidade.

Agora, com as mudanças na Lei Complementar nº 334, de 12 de fevereiro de 2014, para concorrer à modalidade custeio é necessário que o candidato comprove ter cursado o ensino médio em uma instituição de ensino público ou ter cursado todo, ou parte, do ensino médio em escola particular, com bolsa de no mínimo 50% de desconto.

Na modalidade financiamento, o bolsista firmará contrato afirmando o compromisso de restituição ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo dos valores após o término do curso, podendo chegar a 100% de financiamento. Com as mudanças para 2018, nessa modalidade de bolsa, para os acadêmicos dos cursos de Saúde, Educação e Serviço Social (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Licenciaturas, Biologia e Educação Física); o Fundo do Simube poderá abater o saldo devedor consolidado, dos estudantes que desejarem se integrar a projetos da Administração Municipal.

Na bolsa estágio, o bolsista realizará estágio não remunerado, com 4 horas diárias de atividades nas Secretarias Municipais, tendo como contrapartida a bolsa integral. Os candidatos a essa modalidade poderão pleitear o benefício para os dois últimos anos de duração do curso.

Os funcionários municipais também podem ser beneficiados, através da bolsa servidor, desde que tenham passado pelo estágio probatório, garantindo 50% de benefício, sem  ressarcimento no futuro.

E ainda há a bolsa para pessoa com deficiência, que poderá participar desde que comprove sua deficiência através de laudo atualizado emitido por profissional habilitado, ficando o bolsista dispensado do ressarcimento.