Prefeitura de São Sebastião firma parceria para levar jogos de raciocínio a mais de 9 mil estudantes com aulas suspensas

Programa Mind Lab em Família disponibiliza atividades gratuitas para que alunos de 41 escolas do município possam continuar aprendendo mesmo distante do ambiente escolar


A Prefeitura de São Sebastião aderiu ao Programa Mind Lab em Família, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias nesse período de suspensão das aulas, devido ao novo Coronavírus. O programa atenderá a mais de 9 mil alunos (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) de 41 escolas do município.

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa MenteInovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.

A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser disponibilizados a distância, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, os jogos poderão ser confeccionados com objetos encontrados em casa. Dessa forma, será possível dar continuidade ao estudo dos alunos e docentes, envolvendo até os familiares, mesmo em casa.

"O Covid-19 impôs medidas de prevenção poucas vezes vistas na história. Quando falamos das aulas estarem paralisadas sem perspectivas de retorno, nos referimos a mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em todo mundo longe do ambiente escolar, como aponta a Unesco, explica Marcelo Del Bel, COO da Mind Lab. "O projeto surgiu da nossa vontade de minimizar ao máximo os impactos da crise na educação e fornecer uma forma de ensino a distância que ajude as escolas a atenderem os alunos e a família durante esse período. Alinhamos a aprendizagem dos alunos, a formação dos professores e o engajamento das famílias às necessidades do mundo atual", pontua.