Prefeitura de São José dos Campos abre inscrição para cursos gratuitos do Pronatec

O Pronatec é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico


A Prefeitura de São José dos Campos abriu inscrição para os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Os cursos são na modalidade ensino a distância e as inscrições vão até o dia 29.

O Pronatec é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. O programa tem como objetivo principal expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica de nível médio presencial e a distância de formação inicial e continuada.

Os cursos são de qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho, e são ministrados por instituições de reconhecida competência. Estão sendo oferecidos 16 cursos. Cada um terá um total de 160 horas online e deverão atingir cerca 2.400 inscritos, segundo os organizadores. 

Inscrições
Primeiramente os candidatos devem se inscrever no site da Prefeitura. A inscrição não valida a matrícula, pois tem que ser posteriormente ratificada pelo Pronatec.

Após a inscrição, os candidatos classificados pelo Pronatec receberão uma carta do órgão com o código de inscrição e os dados sobre o curso escolhido e o acesso à plataforma do conteúdo das aulas a distância, que têm previsão de início em junho.

Cursos e vagas
Estão sendo oferecidas 2.400 vagas para os seguintes cursos: promotor de vendas (100), agente de microcrédito/programação e controle de produção (200), vendedor (200), produtor de cerveja (100), editor de projeto visual gráfico (100), editor de vídeo (100), eletricista audiovisual (100), fotógrafo (100), iluminador cênico (150), ilustrador (150), locutor/apresentador (100), operador de câmera (100), espanhol básico (400), inglês básico (400), inspetor de qualidade (100), introdução à linguagem de sinais (100) e agente de gestão de resíduos sólidos (100).