Prefeitura de Pindamonhangaba esclarece que data para voltas às aulas na Rede Municipal não está definida

A Secretaria de Educação está em constante contato com a Secretaria Estadual de Educação, além de analisar dados da evolução dos casos de coronavírus no município e na região, para definição da retomada das aulas presenciais


De acordo com a Secretária de Educação, Luciana Ferreira, ainda não existe uma data definida. "Nossa prioridade é a saúde dos estudantes, das pessoas que moram com eles - pais, irmãos, avós - e dos nossos profissionais. Desde modo, estamos monitorando os índices da doença, obtendo os dados com a Secretaria de Saúde sobre casos em Pindamonhangaba e região. Com base nisso, ainda mantemos conversas com outros municípios e com o Estado para um diagnóstico mais amplo da situação de pandemia. Tudo isso é debatido com nossa diretoria, nossos gestores e repassado ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19".

Neste período, ela destacou o empenho em manter atividades complementares à distância aos alunos, por meio do link ead.apus.info. A plataforma de ensino foi desenvolvida em alinhamento com as necessidades do ensino público, se apresentando de maneira simples e intuitiva.

Para acessar, pais e alunos contam com senhas próprias e cada professor posta atividades para os alunos de sua turma. As primeiras aulas já foram disponibilizadas para os alunos e foram aprovadas.

De acordo com a diretora Pedagógica Elaine Prolungatti, pais e alunos receberam tutorial para acessarem a plataforma que é responsiva, ou seja, se adapta aos recursos utilizados: celular, computador ou tablet. "A expectativa é que os 14 mil alunos tenham acesso a conteúdos dinâmicos, enriquecedores, que complementem a aprendizagem. Vale lembrar que as crianças da Educação Especial terão atividades específicas com as profissionais do Atendimento Educacional Especializado", explicou a diretora, lembrando que os alunos ou famílias que tiverem dificuldade de acesso poderão requerer atividades impressas na unidade escolar.

Segundo Luciana Ferreira, o ensino à distância realizado na Rede Municipal conta com a colaboração de toda a equipe da Educação, principalmente os professores, que estão disponibilizando os conteúdos online. Para a secretária, as atividades complementares disponibilizadas na plataforma são importantes para auxiliar na rotina de estudos dos alunos no período de quarentena. "Consideramos, também, potencializar o uso das ferramentas digitais e favorecer maior participação das famílias nos estudos das crianças", completou.

Plataforma de EAD - A plataforma Apus Educacional conta com algumas funcionalidades e diferenciais, como o cadastro rápido e seguro; Interatividade Professor-Aluno por meio da criação e vinculação de cada turma ao seu professor, além de fórum criado para cada aula, onde os alunos poderão apresentar suas dúvidas frente ao conteúdo e poderão ser respondidos, ali mesmo, pelo professor; Criação e Inserção de Aulas: Por meio de uma fácil e simples ferramenta as aulas podem ser criadas com poucos cliques, e enriquecidas com vídeos (postados por meio de links do youtube), arquivos e links de sites; Acesso e Usuários: Cada usuário do sistema (aluno/ responsável/ docente/ gestor) tem sua própria senha de acesso, única e protegida por criptografia avançada, de forma a garantir mais segurança à aplicação.Todas as ações na plataforma são auditadas, gerando vasto controle de acessos, possibilitando subsidiar a todos os agentes envolvidos para o alcance dos objetivos.

Assim, todas as ações e interações ocorridas no ambiente serão registradas e poderão ser disponibilizadas por meio de relatórios, garantido e estruturando, assim, a documentação necessária para a comprovação de atividades letivas e funcionais conforme as regulamentações nacionais para o ensino à distância e o teletrabalho, além, é claro, de contribuir fundamentalmente para o cumprimento das 800 horas letivas anuais, de acordo com a legislação federal.