Prefeitura anuncia ampliação dos Núcleos de Apoio Psicopedagógico

Além da ampliação quantitativa, há também expansão nos serviços oferecidos


O Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP conta até o momento com 18 salas de recursos multifuncionais, dois núcleos psicopedagógicos e professoras de apoio nas unidades escolares. Entretanto, na atual estrutura, os alunos aguardam meses e até anos pelo devido Atendimento Educacional Especializado.

A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba desempenhou diversas ações no decorrer dos últimos anos, como a dotação orçamentária apropriada, a parceria com a APAE, o projeto de equoterapia, o Plano Educacional Individualizado (PEI), além de aumentar o número de agentes de educação básica especial e de salas de recurso multifuncional.

A partir desta ampliação, o número de NAP's passa de dois para quatro, atendendo os principais pontos do município: Pasin, Centro, Cidade Jardim e Cidade Nova. Além da ampliação quantitativa, os serviços também serão expandidos: psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicomotorista, terapeuta ocupacional e neuropediatra.

"A importância pra gente é garantir que toda criança que entre na rede municipal tenha seu atendimento garantido, tanto em termos de complexidade, como também de profundidade necessários para a execução do serviço", explicou o secretário de educação, professor Júlio Valle.

O investimento é de R$960 mil por ano de recursos do município. A equipe de triagem e encaminhamento será comporta por servidores que hoje estão nos NAP's e possuem experiência para isso. Dessa forma, a ampliação permitirá o atendimento integral às crianças com necessidades educacionais especiais da rede municipal.

O prefeito Isael Domingues pontuou sobre a criação de políticas públicas para o Atendimento Educacional Especializado: "Todos os equipamentos estão conversando um com o outro e isso é importante porque dá fluidez ao trabalho". "Eu não consigo enxergar a educação, ou outra secretaria, solta, elas tem que se conversar e o dinheiro público tem que ser bem planejado", completou.