Inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil terminam nesta quarta-feira

Para se candidatar, os estudantes devem acessar a conta única do governo federal


Terminam nesta quarta-feira (12) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São 70 mil vagas em ofertas neste semestre em instituições privadas de ensino superior. O resultado sai no dia 26 de fevereiro. Para se candidatar, os estudantes devem acessar a conta única do governo federal.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o portal faz parte do plano de transformação digital do governo. O avanço visa oferecer todos os serviços públicos federais por meio de um único login, que é o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e uma senha. O candidato também pode acessar o portal do Fies , onde será redirecionado para o site do governo.

Duas modalidades - O programa está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Mudanças - Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies realizou algumas mudanças no programa, que só valerão a partir do segundo semestre deste ano. Uma das mudanças é a possibilidade de cobrança judicial dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos.


Com infirmações da Agência Brasil