Estado de São Paulo: Secretaria de Educação mantém aulas regulares mesmo com escolas sem merenda

Escolas de período integral não receberam merenda nesta segunda-feira no Vale do Paraíba


Com o avanço da greve dos caminhoneiros, as faltas de combustíveis e alimentos perecíveis, a crise chega em todos os lugares do Brasil. Atos em diversas cidades de inúmeras capitais estão marcados para a tarde desta segunda-feira (28). No Vale do Paraíba a situação não é diferente.

Nas escolas públicas, por exemplo, a situação é preocupante. O governo do Estado de São Paulo não suspendeu as aulas regulares, afirmando que não há problema com merenda, uma vez que todas as unidades escolares estão abastecidas. “Não suspendemos as aulas porque todas as escolas estão abastecidas com merenda”, disse a assessora de imprensa da secretaria de Educação, Maria Fernanda Teixeira.

De acordo com pesquisa feita pelo AGORA VALE, a situação não é bem assim. Existem escolas que são conveniadas com prefeituras e outras com verbas do próprio governo estadual, isso quer dizer que as escolas que recebem verbas do governo, possuem suas próprias merendeiras, que produzem a merenda na própria escola, ou seja, essas escolas, de acordo com a secretaria de Educação, estão abastecidas.

Não é o caso, por exemplo, da escola E.E.”Cel. Joaquim Franco Almeida”, de Jambeiro, que até 09h45 desta segunda-feira não havia recebido a merenda. Pior ainda ficam as escolas de período integral como a E.E.Dr. Pereira de Mattos e “E.E. Ministro José de Moura Resende”, ambas em Caçapava. As duas não receberam merenda. Os alunos entram às 7h e permanecem na escola até às 16h. “Eu fiquei com receio de mandar meu filho hoje para a escola. Como é que o menino fica sem comer desde às 7h até o fim da tarde? E ainda assim as aulas não foram suspensas? Então meu filho, se não for, vai levar falta?”, questiona Maria de Lourdes Siqueira, mãe de aluno.

Falta de combustível
 
Além da falta da merenda, o reflexo da greve dos caminhoneiros recaem sobre os professores. Muitos trabalham em outras cidades e não estão conseguindo chegar nas escolas. “Eu não moro na cidade onde trabalho. Não tem transporte. Não tem combustível. Como vou fazer? Serei prejudicada? O governo não se pronuncia. Como vai ficar nossa situação?”, relata uma professora da rede estadual que não quis se identificar.

Outro lado

Procurada, a secretaria de Educação informou por meio de nota que as escolas estaduais estão abastecidas para esta segunda-feira (28) e que todas as diretorias de ensino foram orientadas para se adequarem à realidade de cada município.

Em relação às escolas que não receberam merenda, a secretaria de Educação informou que as mesmas são abastecidas pelas administrações municipais. No que se refere aos professores, de acordo com a secretaria de Educação, os profissionais não terão faltas, uma vez que se houver, serão repostas.