Enem 2020: saiba quais são as 3 dicas de preparação na reta final

Confira as dicas


No segundo semestre, em época de vestibular, é muito comum acelerar e ir com tudo nos estudos, mas é importante saber quais são as dicas para uma melhor preparação na reta final. Segundo o coordenador do curso Pré-Enem do Colégio Anglo São José e Taubaté, Julio Caballa, é essencial ter tudo muito bem planejado e uma rotina bem estabelecida.

Segundo o professor do Colégio Anglo, existem 3 dicas importantes para quem está nessa reta final:

 1. Fazer simulações aos domingos

A dica do coordenador é fazer simulação das provas aos domingos. "Separar os domingos para simular o Enem, fazer a prova no mesmo horário do dia oficial, depois do almoço e com o mesmo tempo de duração ajuda bastante na preparação. É importante condicionar o cérebro e o corpo para a condição da prova, ao fazer isso o aluno já vai se adaptando fisiologicamente, porque a prova é uma maratona e é cansativa", explica.

2. Revisão por revezamento

Segundo o coordenador, os alunos normalmente têm o vício de estudar mais o que gostam, quando na verdade deveriam focar nas dificuldades. "O segundo semestre é muito corrido, é importante definir quais são as prioridades, focar naquilo que tem dificuldade e realmente estudar, aprender e não decorar", diz. A dica do coordenador é fazer a revisão por revezamento, que é estudar o conteúdo que o aluno não domina muito, e que cai com maior frequência no Enem. "Com a revisão por revezamento o aluno vai reforçar um determinado conteúdo até o dia da prova. Então todo mês, uma vez por semana, ele vai estudar pelo menos 10 minutos por dia, pode ser uma leitura, um vídeo sobre o assunto, ou algum exercício", explica.

3. Saúde mental

Antes de tudo, a saúde mental precisa estar boa, o estudante não precisa deixar de sair de casa neste período. "Já é um ano difícil, a rotina é pesada, então participe de eventos, de rodas de conversas, tenha seus momentos de lazer, isso tudo influencia na preparação", destaca o coordenador.

No dia da prova

No Enem, a dica do coordenador do curso Pré-Enem do Anglo é com relação ao tempo. "Diante das dificuldades, os alunos se prendem muito a um determinado exercício porque precisam cumprir aquela questão, mas a prova do Enem é totalmente diferente de qualquer outro vestibular clássico. O número de acertos não reflete na nota final, porque cada questão tem um peso diferente, então o aluno precisa entender que o tempo é um grande aliado", explica. A dica do coordenador é treinar a prova do Enem e conhecer toda sua estrutura, e no dia, olhar todas as questões antes de iniciar a prova.

Outra dica do coordenador para o dia da prova é dar atenção para a redação. "A maior habilidade e a mais exigida é a capacidade de leitura e de produção de textos. A redação equivale a 50% da prova, é importante dar atenção a ela para conseguir garantir uma boa colocação", ressalta.

anuncio