Educação Conectada: Governo anuncia internet em 100% das escolas urbanas em 2020

Serão beneficiados quase 28 milhões de alunos de escolas públicas urbanas em mais de 5,2 mil municípios


Em cerimônia realizada ontem (19) no Palácio do Planalto e com participação do presidente Jair Bolsonaro, o governo anunciou a ampliação do programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, cerca de 70 mil escolas serão atendidas com acesso à internet, alcançando um total de 27,7 milhões de alunos.

De acordo com o governo, a medida prevê investimentos de R$ 224 milhões até o final de 2020. Serão beneficiados alunos de escolas públicas urbanas em mais de 5,2 mil municípios.
No início do mês, o MEC já havia anunciado a expansão do programa para 24,5 mil escolas urbanas, além de garantir que outras 9,9 mil escolas contempladas em 2018 continuassem com a cesso à internet a partir do repasse do dinheiro para a manutenção do serviço.

"Das escolas urbanas, a gente vai para mais de 80% [de cobertura de internet]. Das escolas rurais, que é via satélite, [a cobertura] era zero, esse ano a gente já vai para 40%, e aí a gente começa a acelerar esse processo", afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista a jornalistas.

Para atender alunos das escolas rurais, o Educação Conectada é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2019, o MEC destinou um total de R$ 60 milhões para implantar internet por meio de tecnologia via satélite. Até o fim deste ano, o governo prevê conexão de 8 mil escolas rurais à internet.

A velocidade da internet, segundo a pasta, depende da velocidade ofertada na região, mas o MEC disse que garante a melhor oferta disponível. O Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Para receber a conexão de internet, as instituições públicas precisam ter número de matrículas maior que 14 alunos; ter, no mínimo, três computadores para uso pelos alunos; e, ter, no mínimo, um computador para uso administrativo e pelo menos uma sala de aula em funcionamento.

Com informações da Agência Brasil