Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd, você sabe o que significa?

Douglas Adams e George Lucas celebrados em uma única data


Tudo começou quando o escritor Douglas Adams resolveu escrever "O Guia do Mochileiro das Galáxias". O livro é um ícone da cultura nerd e, apesar de ter sido publicado em 1979, ele é até hoje um fenômeno entre nerds e geeks.

Adams faleceu em 11 de maio de 2001 e, comovidos com a morte do autor, um grupo de fãs quis homenageá-lo duas semanas depois, no dia 25, criando o Dia da Toalha. O porquê da toalha é que, segundo o livro, ela é "um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar", já que tem várias utilidades, como dar apoio psicológico, servir como agasalho ou travesseiro, ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas e, claro, se enxugar.

Mas antes disso tudo, ninguém menos do que George Lucas, autor de Star Wars, já havia registrado um fator relevante à data. Coincidentemente, o primeiro lançamento de um filme da saga Star Wars aconteceu no dia 25 de maio de 1977. "Star Wars: Uma Nova Esperança" foi lançado em exatos dois anos antes de Adams falecer. 

E desde 2006, depois de alguns jovens se reunirem nas ruas de Madri para comemorar esse encontro de coincidências, a data é oficialmente o Dia da Toalha, ou o Dia do Orgulho Nerd