Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena

Mais de 300 alunos estão envolvidos em atividades e criando brinquedos sobre o Mundial deste ano


Mais de 300 alunos do 1º ao 9º ano do Programa Aluno em Tempo Integral estão envolvidos nas oficinas ‘Copa e suas Curiosidades’, ‘Nos trilhos da Copa’, ‘Bandeiras, Empreendedorismo e Recursos Digitais’, ‘Navegando pela Copa’ e ‘Cultura e Recursos Tecnológicos’, que acontecem durante as aulas de Informática Educacional do Projeto Multiplicando o Saber, nas Escolas Municipais Geraldo J. Rodrigues Alckmin, Governador Mário Covas, Professora Adelina Alves Ferraz, Pe. João Renaudin de Ranville e Professora Hermínia Figueira Azevedo Almeida. 

O objetivo dos educadores é mostrar às crianças a história e a cultura dos países participantes, bem como a trajetória da Copa do Mundo; tudo isso com o apoio de recursos tecnológicos e diversas atividades.

“Durante as oficinas, os alunos têm contato com os conceitos e a cultura do futebol, além de conhecer curiosidades em torno da Copa do Mundo. O tema proporciona um amplo aprendizado, já que as crianças utilizam o computador para criar a sua própria história envolvendo a Copa, com recursos do processador de textos e do editor de desenhos. Deste modo, são estimulados na construção e desenvolvimento do texto, aguçando o pensamento, a criatividade e a imaginação; além de trabalhar traços, cores e formas na integração de conteúdo”, afirma Clayse Werneck Matos da Silva, Coordenadora Pedagógica da Planneta Educação, empresa que desenvolve o programa nas escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação.

A Rússia, país-sede da Copa do Mundo, também está sendo estudada pelos alunos. Por meio de recursos de busca na internet, eles pesquisam sobre pontos turísticos, curiosidades e história do país.

As bandeiras não poderiam ficar de fora e estão sendo incorporadas em brinquedos que os próprios alunos estão confeccionando. Com a ajuda do editor de desenhos, eles estão criando ilustrações para serem usadas em cartas de um jogo da memória e de um jogo de tabuleiro, com elementos e curiosidades sobre a Copa.  E com o editor de desenhos, as crianças também entram na febre dos álbuns de figurinhas do Mundial. Eles vêm criando seus próprios cromos para um álbum da Copa. Todas essas criações serão apresentadas no final do projeto.

“Eu tenho aprendido muitas coisas com as atividades sobre a Copa do Mundo. Estamos usando a Internet para descobrir muitas coisas sobre a Rússia, sobre futebol e fazendo o nosso próprio álbum de figurinhas. Está sendo bem legal fazer isso tudo no computador”, conta Felipe Gomes da Silva, aluno da EM Geraldo José Rodrigues Alckmin.

anuncio

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.