Conheça 5 cursos técnicos promissores na área da saúde

Elencamos cinco dos mais promissores.


Os cursos técnicos possuem um funcionamento diferente dos cursos de nível superior. Eles são mais curtos, com uma duração média de dois anos e possuem um conjunto de aprendizado mais prático e voltado a um setor específico do mercado. É uma ótima porta de entrada para quem precisa ter uma qualificação e para as pessoas que já têm certeza da função que desejam ocupar em uma futura graduação. O MEC reconhece um total de 29 cursos técnicos no eixo de ambiente e saúde. Abaixo, elencamos cinco dos mais promissores.

Confira:

1. Curso Técnico em Gerência em Saúde

Se você tem um perfil mais gerencial e gosta de assuntos ligados à políticas públicas de saúde, esse é o curso ideal. Tem duração de dois anos e os alunos saem com a competência de gerenciar, avaliar e controlar políticas públicas na área. O mercado de trabalho é amplo e o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, unidades de saúde, além de laboratórios, farmácias e seguradoras.

2. Curso Técnico em Radiologia

O curso de radiologia ensina o profissional a trabalhar com equipamentos de diagnóstico por meio de radiografias. O curso dura dois anos e as disciplinas da grade curricular são de áreas relacionadas à física e biologia. Além de atuar em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, esse profissional também pode trabalhar na indústria farmacêutica.

3. Curso Técnico em Enfermagem

Esse é um dos que mais geram dúvidas entre os estudantes. A área da enfermagem é ampla e vai muito além de atividades como aferir a pressão e fazer curativos. Esse campo se relaciona com saúde pública, atenção secundária, atenção terciária e diversas outras aplicações. O curso de técnico em enfermagem habilita o profissional a executar pequenas intervenções, sempre sob a supervisão de algum enfermeiro.

4. Curso Técnico em Farmácia

O curso técnico em farmácia também dura dois anos, como a maioria dos cursos de nível técnico. Possui disciplinas voltadas ao ensino da anatomia, fisiologia humana e microbiologia, além de aspectos voltados à legislação do setor. O formado pode realizar o estudo de vacinas, medicamentos e substâncias químicas, com ênfase na observação de sua atuação no organismo de cada ser vivo.

5. Curso Técnico em Nutrição e Dietética

O último da lista é para aqueles que se interessam pelo bem-estar nutricional dos indivíduos. O curso dura dois anos e apresenta conceitos ligados à anatomia e fisiologia humana, bioquímica, microbiologia, tecnologia de alimentos e administração. O profissional pode atuar no controle de qualidade da produção e transporte de alimentos, além de poder acompanhar e orientar procedimentos culinários de preparo.