Como se preparar para o Enem 2018 gastando pouco

Cursinhos populares e videoaulas na internet são algumas das dicas


O Enem 2018 é uma oportunidade muito boa para os estudantes que desejam entrar na universidade – seja ela pública ou privada. Para quem tem pouca grana, no entanto, pode ser difícil encontrar alternativas para estudar de forma satisfatória. A boa notícia é que existem formas de estudar sem gastar nada ou pagando muito pouco. Confira:

1 – Cursinhos populares

Os cursinhos populares fornecem materiais e aulas preparatórias por preços acessíveis ou de forma gratuita para quem não pode pagar um cursinho tradicional. Os projetos normalmente são desenvolvidos por universidades públicas, como USP e Unesp. Eles funcionam de diversas formas, com aulas integrais ou até mesmo aos sábados. Tudo depende do regulamento de cada iniciativa. Geralmente, incluem avaliação de renda e socioeconômica nos processos. Alguns dos mais conhecidos são Rede Emancipa, iniciativas da USP e Unesp.

2 – Materiais de estudo

Uma alternativa para quem gosta de métodos tradicionais de estudo é adquirir livros didáticos por um preço mais em conta ou de forma gratuita. As bibliotecas públicas são locais onde há oferta de materiais de forma gratuita. O estudante ainda pode procurar os sebos para comprar os materiais por um preço mais acessível ou entrar em grupos de redes sociais destinados à doação de livros de cursinho que já foram utilizados.

3 – Cursinhos na internet

Se você quer estudar do conforto da sua casa, saiba que existem plataformas e cursos com preços acessíveis na internet. Um deles é o Aula Livre, que possui conteúdos voltados especificamente para o Enem, com aulas gratuitas, além de um plano de assinatura. Já o Hora do Enem é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação com videoaulas, simulados e questões comentadas de edições anteriores de forma gratuita.

4 – Canais no YouTube

Existem diversos canais no YouTube para o estudante que precisa se preparar para o vestibular ou Enem, com resoluções de exercícios de provas anteriores e aulas sobre o conteúdo que cai nas provas. É uma ótima maneira de tirar dúvidas e aprender de forma descomplicada. A plataforma possui o YouTube Educação, com vários vídeos de diferentes disciplinas.