Como entrar em uma universidade pública com a nota do Enem

A nota do exame pode ser utilizada para se inscrever em programas do governo que direcionam a instituições do país inteiro


É natural que jovens ou pessoas que passaram por processos seletivos tenham perdido muito tempo pensando sobre o que estudar para o Enem em 2018. Mas com a publicação do resultado no dia 18 de janeiro, o momento atual é mais propício à reflexão sobre o que fazer com a nota recebida. As opções são muitas, e a burocracia pode confundir o candidato. Então, preste atenção para não perder nenhum detalhe.

Se para as universidades privadas há o Programa Universidade para Todos (Prouni), as instituições públicas recebem os alunos com base na nota do Enem, por meio da plataforma digital chamada Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O sistema é de responsabilidade do Ministério da Educação e existe desde 2010. Basicamente, o método oferta vagas de diferentes instituições com base na nota de corte que decorre do desempenho dos candidatos. Atualmente, o Sisu reúne 235.476 vagas em 129 entidades de ensino estaduais e federais, e as opções do estudante podem ser conferidas no site da própria plataforma ? não há opção de educação a distância.

O Sisu acontece duas vezes por ano. No primeiro semestre de 2019, vai ter suas inscrições abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro. Os participantes devem ter realizado a prova do Enem em 2018 e recebido uma nota maior que zero na redação. Se cumprir os requisitos, é só acessar o site do Sisu com o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. Os candidatos podem escolher duas opções de vaga, é só confirmar os dados e fazer a inscrição. Após pesquisar as possibilidades, confira as características de cada curso, o número de vagas disponível, se há política de cotas e outras características, os documentos necessários para a matrícula e confirme.

Durante o processo, é possível conferir a nota de corte, e é crucial monitorar se ela sofreu alguma mudança, pois isso pode acontecer entre os dias 23 e 25 de janeiro, já que é calculada com base no número de vagas e total de candidatos por modalidade de concorrência. Assim, é possível monitorar o seu desempenho perante a média das vagas desejadas e remanejar as escolhas ? a última opção que tem o status de válida.

O resultado sai no dia 28 de janeiro e, caso o estudante não tenha sido selecionado em nenhuma das duas opções, pode se inscrever na lista de espera, que é divulgada entre o próprio dia 28 e 4 de fevereiro. Nesse momento, a publicação sai das mãos do Ministério da Educação e se torna responsabilidade das instituições.

Vale ressaltar que o estudante que passar no Sisu e no Prouni deve optar por um dos dois. A próxima etapa do Sisu ocorre no segundo semestre, então, fique atento e bons estudos!