Colégio Poliedro promove Festival Literocultural

Durante o evento, estudantes, familiares e amigos irão mergulhar no mundo dos livros, ampliar o universo cultural e compartilhar as descobertas que a leitura traz




O Colégio Poliedro, de São José dos Campos, promove no próximo dia 3 de junho o Festival Literocultural (FLIC). Segundo os organizadores, valorizar a palavra e a cultura é fundamental em tempos de comunicação ágil, curta e objetiva, que acontece por meio de redes sociais.

O objetivo maior do evento é fomentar o gosto e o prazer pela construção de um bom texto, seja escrito, falado, cantado, desenhado, apreciado ou compartilhado. De acordo com a coordenadora pedagógica Neuza Factori de Almeida, a escola é um ambiente que se caracteriza pela leitura, aquisição e entendimento de diferentes linguagens.

Neuza explica que, durante o primeiro trimestre, os alunos e professores construíram um repertório de trabalho pautado em textos, leituras e produções que certamente ampliaram as possibilidades de leitura e entendimento de todos. Para cada ano, foi proposto um trabalho com um gênero literário diferente.

Neste ambiente, há uma rotina de estudo e produção de conhecimento e, certamente, todo esse esforço só tem sentido quando é compartilhado e passa a ter uma função na comunidade escolar. “Por isso, eventos como o FLIC, que apresentam projetos e ideias são sempre importantes, pois ampliam o entendimento e o significado dessas produções”, afirma.

Outro destaque do FLIC será a presença de Tito Prates, escritor da biografia autorizada de Agatha Christie. ‘Nossos alunos de 9º ano leram alguns títulos desta autora e para o evento organizaram uma encenação, que pretende levar o visitante a vivenciar um pouco do mistério e suspense produzido em suas obras’, concluiu a coordenadora pedagógica.