BeduTech leva transformação digital no ensino e aprendizagem para 22 escolas de Guaratinguetá

Empresa do Grupo Binário implementa o "Programa Educação Interativa" em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá


Com a intenção de implementar um projeto de transformação digital, e impactar diretamente 10 mil alunos da rede pública de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba paulista, a BeduTech, spin off do Grupo Binário, leva a plataforma Google for Education para dentro de 22 escolas municipais.

O lançamento do Programa Educação Interativa será no dia 24 de setembro, no Espaço Multiuso à Rua Visconde do Rio Branco, 115 - Centro - Guaratinguetá - SP, com a presença do Prefeito, Marcus Soliva; da secretaria municipal de Educação, Elisabeth Sampaio; do diretor da área de Educação do Google; Alexandre Campos, além de vereadores, professores, entidades e autoridades locais.

O Programa Educação Interativa que será implantado em todas as escolas da rede pública municipal de Guaratinguetá envolve uma plataforma completa de TI, formada por um conjunto de ferramentas como o GSuite for Education do Google e os Chromebooks, com o objetivo de aumentar a produtividade e colaboração em sala de aula, permitindo aos usuários criar, editar e compartilhar arquivos online, além de poder acompanhar todo o conteúdo dado em sala de aula em tempo real de qualquer dispositivo (notebook, desktop, smartphone, tablet etc.), com suporte 24h.

Toda a infraestrutura tecnológica, incluindo rede Wi-Fi de alta capacidade, internet banda larga, racks móveis para armazenar os hardwares, bem como novos pontos de energia elétrica e cabeamento, compõem a solução de produtos e serviços desenhados e entregues pela equipe da BeduTech. A solução ainda conta com tecnologia avançada de segurança da informação, que mantém os dados e informações compartilhadas entre os usuários de forma segura.

"A solução atende os desafios da nova era da Educação, totalmente conectada. Do ponto de vista do aluno, a ideia é dar oportunidade, por meio do engajamento à tecnologia, para que potencializem ao máximo suas capacidades e aptidões. Já para os professores, a tecnologia automatiza processos, reduz tempo com as tarefas e agrega novas metodologias pedagógicas, como a de videoconferência, que proporciona troca de experiências entre turmas, escolas e redes de ensino", explica o diretor da BeduTech, Cleber Calegari. "A prestação de serviço inclui também a formação dos professores multiplicadores do conhecimento e a gestão continuada de todos os serviços implantados", completa o diretor da BeduTech.

"Trazer esse projeto com tamanha inovação para Guaratinguetá é uma forma de atingir um dos nossos maiores objetivos, a Educação moderna, eficiente e continuada. Queremos gerar oportunidades de crescimento profissional aos alunos e professores, além de despertar o interesse dos mesmos pelo meio tecnológico e facilitar o modo de aprendizagem em salas de aula", comenta o prefeito de Guaratinguetá Marcus Soliva.

Centro de Formação Continuada

De acordo com Calegari, o Programa Educação Interativa é uma expansão de um trabalho que começou em fevereiro de 2018, na modalidade de prestação de serviços continuados de operação em tecnologias educacionais para Secretaria de Educação Municipal de Guaratinguetá. Inicialmente, a BeduTech preparou o  Centro de Formação Continuada para os educadores serem capacitados no uso de tecnologias em sala de aula, bem como estruturou a Escola Municipal Profª Maria Julia Antunes do Amaral Moreira para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Os professores multiplicadores receberam treinamento Google Nível 1 na primeira fase do programa e agora estão sendo capacitados para certificação Google Nível 2, já conseguindo replicar  conhecimento sobre a plataforma para mais 1.000 professores da rede, maximizando de forma exponencial este trabalho.    

"Para essa segunda fase do Programa Educação Interativa, com investimento na ordem de R$ 4,5 milhões, diluídos em um contrato de 30 meses, foram contempladas 22 escolas da rede municipal de ensino, onde foram concedidos mais de 650 Chromebooks Modelo N7 da marca Acer, dispostos em laboratórios móveis com recursos de projeção, videoconferência, armazenamento e recarga dos equipamentos. O projeto contempla também nova infraestrutura de rede de dados, elétrica e internet dedicada ao ensino nas escolas, bem como suporte técnico e pedagógico", salienta Calegari.

A previsão para o término da implementação do projeto é até à primeira quinzena de outubro, possibilitando o uso dos equipamentos para cerca de aproximadamente 10 mil alunos. "Temos 90 dias para realizar toda a implementação, mas em menos de 30 dias já temos quase todo o projeto entregue, é um tempo recorde de implementação", comemora o diretor da BeduTech.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do Programa Educação Interativa

Data: 24 de setembro de 2019.

Hora: às 8h30

Local: Espaço Multiuso

End.: Rua Visconde do Rio Branco, 115 - Centro - Guaratinguetá (SP)

728x90