Alunos do programa Ecoagentes Mirins ganham cisternas para captação de água da chuva em Jacareí

Iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano possibilitou a construção de cisternas de bombona em duas casas de participantes do projeto


 O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano realizou a instalação de duas cisternas de bombonas (método que utiliza galões com capacidade de armazenamento para até 200 litros de água e que são instalados na área externa da casa) em casas de participantes do programa Ecoagentes Mirins. A iniciativa fez parte da Semana do Meio Ambiente, que neste ano teve como tema "Em Defesa do Rio Paraíba do Sul", com uma série de atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O grupo deste ano do Ecoagentes Mirins conta com 27 crianças de 9 e 10 anos, divididas em duas turmas, que frequentam aulas sobre conscientização e sensibilização ambiental. A ideia de aplicar na casa de alunos os conhecimentos aprendidos durante os encontros no NEA surgiu nas aulas do segundo módulo do curso, que tem a água como tema, com o intuito de estimular as crianças e envolver as famílias em práticas de reutilização da água.

A escolha das casas foi feita por sorteio e as turmas partiram para a ação logo em seguida, construindo a cisterna de bombona para captação da água da chuva, gerando economia e conscientização sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Uma das cisternas foi instalada na casa do ecoagente mirim Kevin Freire de Almeida dos Santos, de 9 anos. Para a mãe do aluno, Débora Freire de Almeida dos Santos, a iniciativa é importante para reforçar as ações de conscientização. "Fui uma das primeiras a me inscrever para participar do sorteio e fiquei muito feliz ao ser escolhida. Foi maravilhoso ver o trabalho das crianças para construir a cisterna e agora vamos aproveitar a água para lavar o quintal, as roupas e, quando chegar o verão, encher a piscina", afirmou.

Para ela, a participação do filho no programa está sendo importante para mudar os hábitos de todos da casa. "Ele mostra para os três irmãos como separar o lixo para reciclagem e até nos ensinou como o papel é produzido. Depois da instalação da cisterna, estamos conversando com os vizinhos sobre os benefícios e meu marido já quer construir uma na casa das irmãs", contou Débora.

O Programa

Realizado desde 2008, o programa Ecoagentes Mirins visa difundir valores sustentáveis e boas práticas de preservação e educação ambiental. As aulas ocorrem todas as sextas, com turmas de manhã e à tarde, em horário oposto às aulas escolares. Até dezembro, serão desenvolvidos cinco módulos, com os temas "Pessoas", "Água", "Terra/ Resíduos", "Ar" e "Energia".

Nos encontros no NEA, as crianças aprendem sobre assuntos como biodiversidade, uso responsável e sustentável da água, bioconstruções, espécies e ecossistemas, em um local que é referência em educação ambiental na região e completa 15 anos de atividades neste ano.