Alunos de 9 escolas de SJC participam de programa de prevenção cardiovascular

Programação inclui circuito em salas temáticas sobre atividade física, nutrição, relaxamento e até teatro


Nesta quarta-feira (25), alunos de 9 escolas estaduais da região do Vale do Paraíba vão participar do programa SBC vai à Escola realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Secretaria Estadual da Educação (veja a lista abaixo). O evento conta com apoio das 19 regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Às 14h, o haverá uma cerimônia de lançamento das ações na Escola Estadual Cardoso de Mello Neto, na capital. 

O evento marca o Dia Mundial do Coração celebrado no dia 29 de setembro. O objetivo é que alunos do Ensino Fundamental e Médio aprendam a importância da adoção consciente de hábitos de vida mais saudáveis. Os estudantes vão participar de um circuito que inclui salas temáticas de atividade física, nutrição, teatro, relaxamento e multimídia-estudo. Cada uma tem duração de 30 minutos. 

Os monitores guiarão a experiência dos alunos, orientando para os sete fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares (obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e estresse). Também serão reforçados os fatores protetores para a saúde do coração como atividade física regular e alimentação saudável.

Sobre o programa SBC vai à Escola

O programa é formado por quatro etapas: a primeira é a formação de monitores, sejam eles professores ou membros de grêmios estudantis, que recebem palestras sobre os sete fatores de risco de doenças cardiovasculares.

O segundo momento é a comemoração que ocorre nesta quarta-feira; a terceira etapa é o programa de educação continuada cardiovascular que deve ser implementado pela escola, e desenvolver de maneira ativa e continuada ações de prevenção no ambiente escolar, considerando dias temáticos.

Por último, o programa prevê estimular os participantes a expandir todo o conhecimento adquirido para a sociedade como um todo, fazendo com que eles se tornem protagonistas em ações de prevenção perante aos familiares e seus grupos sociais.

Escola

Município

EE Alceu Maynard Araujo

São José dos Campos

EE Elmano Ferreira Veloso

São José dos Campos

EE Jeni Davi Bacha

São José dos Campos

EE Malba Tereza Ferraz Campaner

São José dos Campos

EE Maria Luiza de Guimarães Medeiros

São José dos Campos

EE Nilce Conceição de Lima

São José dos Campos

EE Rui Rodrigues Dória

São José dos Campos

EE Ruth Coutinho Sobreiro

São José dos Campos

EE Yoshiya Takaoka

São José dos Campos

anuncio