Aluna de 9 anos lê 44 livros em 2 meses em São José dos Campos

Apaixonada pelos livros da Disney, Ziraldo e Monteiro Lobato, a estudante conta que leu os livros na plataforma digital Árvore de Livros


Aluna do 4º ano da Emef Maria Augusta Moreira da Costa, no Jardim Uirá (região sudeste), Mayane Hadassa aproveita a fase de pandemia para colocar a leitura em dia. Apaixonada pelos livros da Disney, Ziraldo e Monteiro Lobato, a estudante de 9 anos contabiliza a leitura de 44 títulos em menos de dois meses, por meio da plataforma digital Árvore de Livros.

Mayane, que encontrou nos quadrinhos o gênero favorito, contou que o gosto pela leitura foi despertado depois que tomou conhecimento da tecnologia, oferecida para alunos da rede de ensino municipal.

A estudante classificou o livro "Coisas de menina", do autor Ziraldo, como a leitura mais divertida. "Todos os dias, depois do almoço, acesso a plataforma. Com a leitura, passa um pouco da saudade que estou da escola", disse.

Disponibilizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, a plataforma Árvore de Livros oferece gratuitamente mais de 30 mil títulos para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

Balanço

Os resultados da adoção da plataforma Árvore de Livros são estimulantes: só neste ano, os alunos que fazem uso da plataforma já leram mais de 3 mil livros, somando mais de 2 mil horas de leitura.

A plataforma é utilizada pela rede de ensino municipal de São José dos Campos desde 2018.

Em algumas escolas, há alunos que se destacam, como Amy Lee Ferraz Barbosa, do 5º ano da Emef Luzia Levina Aparecida Borges. Ela já leu 78 livros entre janeiro e maio deste ano.

Na Emef Norma de Conti Simão, há também estudantes muito engajados na leitura, como os irmãos Davi Martins Brandão, do 4º ano, e Julio Cesar Martins Brandão, do 5º ano, que já realizaram 58 e 48 leituras respectivamente neste período.

Árvore de livros

A plataforma oferece gratuitamente mais de 30 mil títulos, entre livros, jornais e revistas, e diversas ferramentas e materiais de apoio pedagógicos para auxiliar na formação de mais de 10 mil alunos de 4º e 5º ano, além da Educação de Jovens e Adultos.

Por intermédio da plataforma, durante as aulas, os professores recomendam títulos e traçam atividades com base nas leituras feitas pelos alunos. A Árvore de Livros gera ainda um relatório com dados sobre o desempenho e a evolução da leitura dos estudantes.