5 dicas para estudar online e se preparar para os vestibulares de julho

Na reta final para as provas do meio do ano, muitos estudantes podem não estar se preparando da forma mais eficiente para encarar as provas, veja dicas do que fazer para se sair bem e entrar na tão sonhada faculdade


Com a proximidade dos vestibulares de julho, a necessidade de estudar e revisar tudo o que foi aprendido em cada disciplina é cada vez maior. É fundamental que os vestibulandos estejam focados e preparados para encararem as provas e ingressarem no ensino superior. Porém, nem todos os alunos têm a oportunidade de frequentar um cursinho presencial, por conta de diversos fatores - como o alto custo das mensalidades, horários das aulas, trajeto até o local do curso, entre outros.

Uma alternativa para tais dificuldades são os cursos online que, geralmente, estão disponíveis no Youtube, blogs e sites especializados, possibilitando o aprendizado de uma forma fácil e prática, sem que o aluno precise sair de casa, com horários mais flexíveis, além de terem uma linguagem simples e bastante didática.

O Professor Ferretto, maior influenciador de matemática da América Latina, lista alguns benefícios de se preparar online: "Uma das maiores vantagens do curso pela internet é o fato de que o aluno faz seu próprio cronograma de aulas. Além disso, ele não precisa sair de casa para estudar e tem à sua disposição diversos materiais e vasto conteúdo, podendo se preparar  para os vestibulares com tranquilidade", diz.

Entre as matérias que os estudantes têm que revisar para o vestibular, para muitos estudantes, a matemática é considerada a disciplina mais complicada e, consequentemente, costuma ser "abominada". Pensando nisso, o Professor Ferretto decidiu ensinar pela internet a tão temida disciplina. "Ensino a matéria de forma simples, desmitificando a ideia de que a matemática é chata e impossível de aprender. Minha meta é que a disciplina seja cada vez mais conhecida e acessível".

Além do canal no Youtube, Ferretto Matemática, com mais de 2 milhões de inscritos, o professor disponibiliza cursos que também podem ser adquiridos em sua própria plataforma de estudos online. Além disso, em seu blog, Ferretto também dá dicas para entender a matemática de forma prática e sem complicação.

Abaixo, o professor lista dicas essenciais para que os alunos estudem online para as provas de julho:

Organize-se e crie uma rotina de estudos

Para estudar online, é fundamental que o estudante seja organizado e tenha disciplina. Para isso, é preciso que ele crie uma rotina de estudos e consiga equilibrá-la com outros compromissos e  atividades, como o lazer, que também é essencial no dia a dia.

"Trace um cronograma, faça planos, definindo as tarefas de maneira específica, com data e horas de estudo marcadas para cumpri-las, e siga esse plano à risca. Eu acredito muito que, quando colocamos um prazo certo para determinada atividade, nossa produtividade aumenta", explica o professor Ferretto.

Analise as condições do ambiente de estudo

O ambiente é um fator muito importante na hora de estudar. Tudo ao redor impacta na concentração do aluno e, consequentemente, no rendimento. No caso do estudo online, além de ser necessário ter acesso à internet, é preciso que o local seja tranquilo, tenha uma estrutura adequada e com boa iluminação.

"Quem estuda em casa, deve procurar um lugar reservado e combinar com seus familiares ou outras pessoas que frequentem o mesmo ambiente, para que evitem interrupções durante o horário de estudo. Além disso, nada de estudar com a TV ligada, música ao fundo, celular com o som alto e com mensagens apitando a todo instante, ou qualquer outro fator que irá tirar a sua concentração", alerta.

Tenha foco e saiba o que cairá nas provas

Para uma rotina de estudos dar certo, além de um bom cronograma, é necessário ter muito foco e concentrar-se especificamente naquilo em que estiver revisando.

"Anote tudo, esteja com todos os materiais necessários, faça resumos e exercícios práticos enquanto estuda, se empenhe e, se for preciso, grave a matéria no celular. Além disso, deixe outras preocupações, planos e pensamentos para outro momento. Pense como toda a atenção e esforço dedicado ao aprendizado compensará futuramente", aconselha.

Além disso, os editais dos vestibulares são um bom recurso para saber o que vai cair na prova. "Minha dica é: leia sempre o edital de um vestibular. Lá você saberá, literalmente, tudo o que vai cair na prova e, assim, poderá se preparar devidamente para o exame, estudando de maneira assertiva e efetiva", comenta o professor.

Acompanhe seu rendimento

Quando se estuda online, ainda que o aluno passe horas e horas em frente ao computador, de nada adianta se ele não acompanhar o seu rendimento e verificar se, de fato, aprendeu ou não o que está estudando.

"Você precisa progredir enquanto estuda. Do contrário, estará perdendo tempo. Reveja o conteúdo, refaça os exercícios se for necessário, leia muito e pesquise sobre o assunto, aplicando também na prática o que aprendeu na teoria . E procure verificar sempre sua evolução", ensina o professor Ferretto.

Planeje uma recompensa

Além de todas as dicas anteriores, o professor Ferretto ainda dá mais uma ideia, válida como um "bônus" para o estudante: Segundo ele, recompensar a si mesmo por cada objetivo atingido nos estudos pode ser um poderoso motivador.

"Recompensas simples, terminar os estudos 15 minutos antes ou mesmo uma checada rápida nas redes sociais - ou seja, fatores que costumam atrapalhar os estudos - podem se tornar uma motivação para que você siga em frente", finaliza.