5 cursos universitários a distância mais buscados no Brasil

Pedagogia é o mais procurado, com 25% dos alunos


A modalidade de Ensino a Distância, mais conhecida como EaD, tem se expandido ano a ano no Brasil. Ela permite que os estudantes estudem por meio de uma plataforma virtual e façam todas as atividades on-line. Dessa forma, não é preciso se deslocar presencialmente a algum polo de ensino.

        Recentemente, o setor passou por grandes transformações. Em 2017, o MEC flexibilizou a oferta de novos cursos por meio de uma nova legislação. Esse efeito fez com que o número de núcleos cadastrados aumentasse em 85%. Além disso, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos a distância atingiram um aumento de 18,6% no total de matrículas nas instituições de ensino superior.

        De acordo com o Censo EAD.BR 2016, elaborado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), 37% das instituições de EAD estão localizadas na região Sudeste, enquanto 27% estão no Sul, 18% no Nordeste, 11% no Centro-Oeste e 7% no Norte. Do total de instituições nessa modalidade, 68% são privadas e 32% são públicas. O curso universitário a distância mais procurado pelos estudantes é pedagogia. Confira o top 5:

        1 – Pedagogia (25%)

        Esse é o curso mais buscado pelos estudantes. Com duração de quatro anos, tem o objetivo de formar profissionais para atuarem na educação infantil e no ensino fundamental como professores, além de administração escolar, como gestores de instituições de ensino públicas ou privadas.

        2 – Administração (13%)

        O escopo do profissional formado em administração é amplo. O graduado pode trabalhar em diversas vertentes do mundo corporativo, principalmente na estratégia e planejamento da sua própria empresa ou de um empregador. Marketing, Produção, Serviços, Recursos Humanos e Finanças são só algumas das áreas nas quais o administrador pode atuar. O curso tem duração de quatro anos e, em algumas instituições de ensino, recebe ênfase em alguma área específica, como no comércio exterior.

        3 – Serviço Social (7,4%)

        O profissional formado neste curso é conhecido como assistente social. Ele trabalha no combate às desigualdades e propondo soluções para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Ele pode atuar em empresas privadas, governamentais e não governamentais. Entre as áreas de atuação, estão saúde, reabilitação, trabalho, família, gênero, habitação e sistemas penitenciários. O curso tem duração média de três anos e meio.

        4 – Ciências Contábeis (7,2%)

        O graduado em Ciências Contábeis trabalha em organizações exclusivamente com dados e informações do sistema financeiro. É ele quem controla as receitas, despesas e lucros de uma empresa, bem como de aspectos burocráticos e regularização de impostos. A duração média do curso é de quatro anos.

        5 – Gestão de RH (6,9%)

        O gestor em recursos humanos planeja programas para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários de uma empresa, gerencia planos de carreira, faz a seleção, treinamento e avaliação de pessoal, entre outras funções relacionadas com a gestão de pessoas em uma organização. O curso de tecnólogo dura cerca de dois anos.