15 mil alunos da rede municipal de São José realizarão a Prova Saresp nesta terça-feira (27)

O teste que será realizado nas 47 escolas de ensino fundamental avalia habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática


Mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos realizarão nesta terça (27) e quarta-feira (28) o exame do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

A expectativa para o exame é grande. A prova volta a ser aplicada para os alunos dos 3º, 5º, 7º e 9º anos após o rompimento em 2013. O teste que será realizado nas 47 escolas de ensino fundamental avalia habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a equipe técnica da Secretaria da Educação e Cidadania, a retomada da parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo oferece muitos benefícios para o município. Por meio dos resultados, a equipe monitora os avanços, planeja os programas de formação continuada e estabelece metas para rede de ensino municipal. A partir do desempenho dos alunos, é possível se obter informações consistentes que permitem entender melhor a realidade das unidades.

Os resultados das 31.528 provas realizadas entre terça e quarta feira serão divulgados no início de 2019. As análises dos resultados auxiliam cada unidade escolar do município na composição do Projeto Político Pedagógico, documento norteador das ações escolares.

Os alunos realizarão os exames no início das aulas, de acordo com o turno (manhã ou tarde). Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental terão três horas e meia para resolver as questões. Já a duração para os alunos dos 5º, 7º e 9º são de duas horas.

Estudantes com deficiência podem solicitar uma hora a mais e têm direito a cadernos de provas acessíveis. O atendimento aos alunos no dia do exame é realizado, preferencialmente, como já ocorre durante todo o ano letivo.