FUNAI solicita abertura de concurso para 826 vagas

Novo certame tem previsão para o primeiro semestre de 2021


Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, a Fundação Nacional do Índio(FUNAI) poderá abrir um novo edital de concursos em 2021, para nível médio e superior, com salários de R$ 5.349,07 até R$6.420,87. 

De acordo com a FUNAI, o edital do concurso foi solicitado juntamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A liberação fica à critério da pasta da economia, que é responsável pela liberação dos exames de concursos federais. O órgão possui menos servidores do que o necessário e, atualmente, trabalha com menos da metade do quadro efetivo.

As vagas são para preencher as unidades da sede da FUNAI, Frentes de Proteção Etnoambiental e o Museu do Índio. Confira abaixo os cargos solicitados, em nível superior: 

Nível Superior

 

Administrador

Antropólogo

Arquiteto

Arquivista

Assistente Social

Bibliotecário

Contador

Economista

Engenheiro

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Florestal

Estatístico

Geógrafo

Médico Veterinário

Indigenista Especializado

Pesquisador

Psicólogo

Sociólogo

Técnico em Comunicação Social

Técnico em Assuntos Educacionais,

Zootecnista

 

Para o nível médio, o cargo é de Agente em Indigenismo, que trabalha com planejamento, organização, execução, avaliação, estruturação e apoio qualificado e administrativo especializado a atividades voltadas ao indigenismo. Além disso, também é responsável por outras atividades. Confira:

Atividades - Agente em Indigenismo

 

I- Realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras;

II- Formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades;

III - Regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas;

IV - Acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas; bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação.

A FUNAI foi criada através da Lei nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967, para proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. E também faz ações que proporcionam a  proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil.