XIII Cinefest Gato Preto começa nesta segunda (27) e terá mais de 57 filmes em exibição

Serão 11 sessões com 55 curtas, 18 deles do Vale do Paraíba


Entre os dias 27 e 30 de novembro, o UNIFATEA recebe o melhor do cinema nacional e do Vale do Paraíba. Serão 11 sessões com 55 curtas, 18 deles do Vale do Paraíba. Para esta edição, o Gato Preto recebeu 444 inscrições. Todos os filmes foram analisados por uma equipe de 30 curadores e escolhidos por Victor Fish, produtor do evento.

O Cinefest Gato Preto se caracteriza por ser um espaço intimista de encontro com o que há de melhor e mais diverso da produção brasileira de curtas-metragens. As sessões são divididas por áreas do cinema, assim como os convidados dessas áreas são chamados para representar o filme e debater sobre seu processo.

As sessões acontecem sempre no Teatro Teresa D’Avila, no Unifatea, localizado na Avenida Doutor Peixoto de Castro, 539 – Lorena.

Programação: para mais acompanhar cada uma das atividades, acesse o link:


 

Alguns números:

 

            - 444 filmes inscritos

            - 55 selecionados.

            - 17 curtas são do Vale do Paraíba.

            - 41 diretores do sexo masculino e 15 do feminino (a conta não fecha porque alguns filmes foram dirigidos por mais de uma pessoa).

            - 12 filmes tem protagonistas negros, o que inspirou uma sessão especial.

            - 11 sessões de um total de 820 minutos de exibição, em 3 dias concentrados de atividades.

A história do festival

O Unifatea ministra desde os anos 60 cursos de apreciação do cinema, além de contar com um cineclube com exibição semanal e gratuita de filmes, aberto a toda a comunidade da região.

O Cinefest Gato Preto foi fundado em 2005, pela prod. dra. Olga de Sá e pela professora Olga Arantes, como uma atividade do Cineclube de Lorena – a ideia era incentivar a produção cinematográfica da região por meio de uma mostra competitiva de cinema amador e com a instituição do prêmio Gato Preto.

Em 2015, foi feita uma parceria entre Olga Arantes e Victor Fisch para que a Trapézio Produções Culturais, produtora de cinema independente.

Cinema no Vale

A produção local tem nos últimos anos, assim como a realização de eventos cinematográficos. Existe o Corvo de Gesso em Jacareí, o Monstro em Jacareí, a Mostra Formiga em São José dos Campos, o Festival Curta Campos de Jordão, o Curta no Celular de Taubaté e Cine Urutu de Pindamonhangaba.