Vem aí o maior festival literomusical do Vale do Paraíba

A sexta edição da FLIM acontecerá em setembro em SJC


Confirmada para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2019, o Parque Vicentina Aranha prepara-se para receber pelo sexto ano consecutivo a FLIM, o maior festival literomusical do Vale do Paraíba, considerado um dos eventos literários mais importantes do interior paulista. 

FLIM 2019 aguarda cerca de 30 mil pessoas nos três dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita, com mesas literárias onde escritores e artistas se encontram para dialogar com a mediação da jornalista Adriana Couto; shows musicais, saraus, atividades lúdicas e poéticas, contações de histórias para crianças, lançamento de livros, e oficinas.

Com 100% de acesso gratuito a FLIM é realizada pela AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura e conta com a parceria do SESC São José dos Campos e da FCCR - Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 

Na noite de abertura, a FLIM 2019 receberá um dos mais celebrados escritores europeus na atualidade, o escritor português Valter Hugo Mãe. Nascido em 1971 em Henrique de Carvalho, atual Saurimo, na Angola está lançando seus três últimos romances no Brasil. Em 1999 foi co-fundador da Quasi Edições, que já publicou obras de Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Manoel de Barros, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar, Adolfo Luxúria Canibal entre outros. Os quatro primeiros romances de Valter Hugo Mãe são conhecidos como "a tetralogia das minúsculas", escritos integralmente sem letras capitais, para chamar a atenção para a natureza oral dos textos e recondução da literatura à liberdade primeira do pensamento. Em 2007 atingiu o reconhecimento público com o recebimento do Prêmio Literário José Saramago para a obra "O Remorso de Baltazar Serapião". Além de escritor, Valter é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor. José Saramago (1922-2010), o único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel da Literatura, definiu Valter Hugo Mãe, de 43 anos, como um "tsunami linguístico" e comentou: "Por vezes, tive a sensação de assistir um novo parto da Língua Portuguesa."

Curadoria 2019
O curador da FLIM Marcelino Freire convida a escritora Carol Rodrigues para a Co-Curadoria

A 6ª edição segue sob a efervescente curadoria do escritor pernambucano Marcelino Freire(vencedor do prêmio Machado de Assis 2014, de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional; autor de diversos livros, como "Angu de Sangue" - Ateliê Editorial, e Prêmio Jabuti 2006 com o livro Contos Negreiros - Editora Record). Além de escritor, Marcelino Freire está presente na cena cultural em todo o país e fora dele também ocupando diversos papéis. Na FLIM ele faz questão de apresentar novos e consagrados, e ainda integrar teatro, cinema, literatura e todas as artes para compor uma festa com a pluralidade que a FLIM representa. 

Em 2019, Marcelino convidou Carol Rodrigues para acompanha-lo na co-curadoria da festa. A autora carioca, mas jossense de formação e coração, já havia participado da FLIM 2016 a convite do curador Alberto Martins. Carol Rodrigues (Rio de Janeiro, 1985) é escritora e curadora. Estudou cinema e fez mestrado em performance na Holanda. Aos trinta anos, publicou seu primeiro livro de contos, Sem vista para o mar (2014), que arrebatou duas das mais importantes premiações literárias do país: o Prêmio Jabuti e o da Fundação Biblioteca Nacional.

Tema FLIM 2019

Escolhemos como tema da FLIM 2019 o pronome "tu", que é a segunda pessoa do singular. "Tu" apenas, que significa tanto. Tu que és tudo. E o "estudo" é conhecimento. "Tu" nos lembra o nascimento de nossa língua portuguesa. Nossa herança lusitana. O que não quer dizer que "tu" não seja igual a "você". 

Falaremos, nesta edição da FLIM, sobre a fala culta, a fala do povo. A academia e o conhecimento popular. A origem de nossas origens. Discutiremos oralidade, dicionários, linguagens, falares. Por isso, o primeiro convidado anunciado já é o escritor angolano, naturalizado português, Valter Hugo Mãe. Ele que diz que é apaixonado pelo nosso jeito de ser e de falar. Sintaxe e lugar de fala. Como os escritores trabalham com as palavras, onde buscam inspiração?

Do repente ao rap, tentaremos decifrar a pátria-mátria que estamos criando. E tu és parte fundamental desta descoberta que juntos (eu, tu, ele, ela) precisamos fazer. É como se a FLIM este ano pusesse, cada um e cada uma, diante da própria imagem no espelho.

Tu és o nosso reflexo. Comemoraremos este encontro.

Marcelino Freire, Curador da FLIM 2019

Residência Literária FLIM 2019

Em uma ação inédita, a FLIM 2019 convida escritores e escritoras da região a participarem de uma seleção para uma Residência Literária, uma vivência de imersão literária com a curadoria da festa. O projeto objetiva publicar e apresentar na FLIM 2019, sete textos inéditos (crônicas, contos ou poesias) sobre o Parque Vicentina Aranha. As inscrições gratuitas puderam ser feitas até o dia 21 de julho. Os autores contemplados na seleção, participarão da Residência Literária nos dias 24 e 25 de agosto das 9h às 16h dentro do Parque, sob condução da Curadoria da FLIM. Os textos criados nesta convivência coletiva serão apresentados na FLIM 2019. Poderão concorrer à Residência escritoras inéditos de qualquer idade. Serão considerados escritores inéditos aqueles que não possuam livros publicados por editoras, ou que tenham publicado de forma independente (auto publicação, publicação com editoras independentes e publicações em páginas digitais). Os residentes selecionados também serão convidados a participarem de uma mesa especial no "Entrelinhas", uma atração da FLIM 2019 com escritores locais, para dividirem a experiência da Residência Literária.