Ubatuba: Aldeia Guarani no bairro Prumirim completa 50 anos com muitas celebrações

Evento é uma realização da Comissão Guarani Yvyrupa - Associação Indígena Tembiguai, com apoio da Prefeitura de Ubatuba


Uma celebração programada para os dias 13 e 14 de março vai comemorar os 50 anos da aldeia Guarani Mbya da Boa Vista, localizada no bairro Prumirim, em Ubatuba. Para celebrar a data, a comunidade organiza a celebração que terá como tema "Resistência e reconhecimento territorial".

Dentro da programação estão previstas diversas atividades como pintura corporal, cantos e danças indígenas, rodas de conversas com o cacique Altino Wera Mirim e remanescentes sobre a caminhada sagrada que levou à fundação da aldeia e sobre o contexto atual, café da manhã e almoço típicos, exibição de documentário.

O evento é uma realização da Comissão Guarani Yvyrupa - Associação Indígena Tembiguai, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Funai, PROAC, Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina / Fundação Osvaldo Cruz, Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba.

A festa acontecerá sexta (13) e sábado (14), das 8h30 às 18h, na aldeia, que fica na entrada km 29,5 da BR 101 (subir 1,5km de estrada de terra). Há uma entrada de R$ 10,00, que cobre a alimentação, a pintura facial e apresentações culturais. À parte, será possível comprar artesanato indígena e realizar pintura corporal.

Aos visitantes, é necessário levar cangas, esteiras, lanternas, copo, prato e talher, repelente e maiô em caso de visita na cachoeira (permitida apenas com monitores da comunidade).

anuncio