TV UNITAU estreia documentário sobre viola caipira


A TV UNITAU da Universidade de Taubaté exibe no próximo domingo, dia 1° de outubro, o documentário “Sou Viola Caipira”. Em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, o vídeo vai ao ar pela televisão e internet, às 11h, no canal youtube.com/tvunitau.

Dividido em quatro episódios, o documentário aborda a história do instrumento português, mostra como ele foi inserido na cultura brasileira e se tornou presente na canção cotidiana e nas manifestações religiosas. Além disso, o vídeo apresenta um repertório musical interpretado por violeiros, compositores e contadores de causos do Vale do Paraíba e de outras regiões do Sudeste.

O trabalho da TV UNITAU em parceria com a TV Futura teve início em junho de 2013, por meio do programa Universidades Parceiras do Canal Futura. A proposta visa possibilitar a troca de experiência e a produção de conteúdo para os programas jornalísticos e de variedade. Ao longo da parceria, a TV UNITAU já produziu documentários, reportagens e viabilizou a participação de acadêmicos da Universidade de Taubaté em programas de entrevista no Canal da Fundação Roberto Marinho.

Confira a programação completa do documentário Sou Viola Caipira abaixo:

1° de outubro, às 11h | Episódio “Origem e História”
Criado há aproximadamente 800 anos, o instrumento foi trazido pelos portugueses e, rapidamente, a viola conquistou o coração dos brasileiros. Suas diversas nomeações mostram a importância que ganhou dentro de um país multicultural. No Sudeste e Centro-oeste, a viola caipira tornou-se companheira nos contos, causos e canções dos moradores.

8 de outubro, às 11h | Episódio “Da madeira ao som”
Da madeira selecionada, a viola ganha vida nas mãos do luthier e nas indústrias especializadas. Cada instrumento é único, o que a torna tão querida pelos violeiros e músicos contemporâneos. Este episódio mostra também as diversas afinações e técnicas de tocar a viola caipira.

15 de outubro, às 11h | Episódio “Cultura e Fé”
A fé ganha musicalidade ao som da viola caipira. Dos festejos religiosos aos profanos, as manifestações de cultura e fé mostram-se presente por meio dos acordes, canto e danças folclóricas.

22 de outubro, às 11h | Episódio “Rumos”
A música de viola traz uma diversidade de ritmos: do rock ao baião nordestino, do clássico ao popular. Apesar da viola caipira se fazer presente nos mais diversos gêneros musicais, qual será o futuro desse instrumento? A tradição de família, as explorações do som e a preservação da origem caipira são temas abordados neste quarto episódio.