Tremembé como Comunidade de Aprendizagem


No próximo sábado, 04/11/2017 acontecerá em Tremembé, a 2ª Reunião Participativa para organizar a revitalização da praça do bairro Parque das Fontes.

Essa ação tem por objetivo transformar um espaço público de acordo com os desejos da comunidade, integrar os cidadãos ao ambiente urbano criando um local para boa convivência e qualidade de vida, utilizar o espaço público da praça, como um ambiente educativo, contribuindo para os processos de desenvolvimento e aprendizagem de jovens e crianças.

Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Tremembé, Instituto Natura e Universidade de Taubaté. O processo de revitalização da praça terá a participação de todos, por meio de mutirões, promovendo uma grande mobilização comunitária.

Evento: 2ª Reunião Participativa
Horário: 9h30
Local: EMEF Profa. Maria Dulce David David de Paiva
Rua Iraí, 100 - Parque das Fontes - Tremembé/SP 

Comunidade de Aprendizagem - http://www.comunidadedeaprendizagem.com/) - é um projeto que implementa na escola a semente de uma transformação social mais ampla, sensibilizando os profissionais, os alunos, suas famílias e a comunidade do entorno. O ponto de partida é a educação de qualidade com base no diálogo, na participação de todos e na melhoria da convivência. 

O objetivo do projeto é ampliar e qualificar os espaços de interação dentro da escola, por meio da participação da comunidade e pelo trabalho com grupos heterogêneos, buscando níveis mais altos de aprendizagem para todos os estudantes e a melhora da convivência.

Além disso, garantir que os princípios da aprendizagem dialógica, como o diálogo igualitário e a solidariedade, estejam presentes nas práticas da escola. O projeto, uma iniciativa do Instituto Natura, está em 594 escolas brasileiras e 378 em Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
 

Instituto Natura (iN) – www.institutonatura.org.br - é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua.

Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos e consultoras Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem.