Tradicional Festival do Camarão começa hoje em Caraguatatuba

Evento tem como principal propósito ser a fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro


Praça da Cultura preparada para o evento gastronômico da cultura caiçaraPraça da Cultura preparada para o evento gastronômico da cultura caiçara (Foto : Divulgação)Começa às 18h desta quarta-feira (11) em Caraguatatuba a 21ª edição do tradicional Festival do Camarão. O evento será realizado na Praça da Cultura, em Caraguatatuba e neste ano, a expectativa da organização é que sejam comercializadas cerca de 40 toneladas do crustáceo e pescado. Isso em função da festa ser realizada dois finais de semana – de hoje até o dia 15 e de 19 a 22 de julho.
 
A festa é fruto da parceria entre a Prefeitura, Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A previsão dos organizadores é que o festival atraia mais de 80 mil pessoas passem pelas instalações do evento nos nove dias de festa que conta com 5.600 m² de área total, sendo 3.600 m² da praça de alimentação e 400 m² de artesanato local.
O Festival - Criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, o Festival do Camarão reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.
 
Ele será realizado de 11 a 15 e de 19 a 22, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro. Com intensa programação musical, folclórica, artística e gastronômica, promete valorizar a cultura caiçara e reunir todos os públicos.
 
Além do camarão, que é o prato principal da festa, este ano traz como novidades a venda de batata frita e pastel de queijo que vai atrair famílias e pessoas que têm alergia ao crustáceo.  

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o Festival do Camarão é de grande importância para Caraguatatuba, para os pescadores e toda a comunidade. “É uma festa maravilhosa e, com certeza, este ano traremos muitas outras novidades”.
 

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.