Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel solar do país, estaciona em São José dos Campos

Projeto será realizado no município nos dias 26 e 27 de abril


Uma caixa de aço e levando muitas histórias por onde passa. Com essa proposta, o "Teatro a Bordo - Caixola de Histórias", projeto que conta com apoio da CCR NovaDutra, por meio Instituto CCR, estaciona em São José dos Campos (SP) nos dias 26 e 27 de abril. As atividades são gratuitas e abertas para o público, sendo realizadas no Distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos.

O Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel do Brasil em um caminhão palco, conta com uma tenda  para abrigar a plateia, banquinhos, equipamentos de som e sistema de luz abastecido com eletricidade solar e oferece programação diversificada, com atividades gratuitas com oficinas educativas, visitas às escolas, peças de teatro e apresentações de artistas locais. As atividades levam mensagens sobre a valorização da cultural local e da importância da sustentabilidade, através de oficinas de confecção de bonecos brincantes e contações de histórias.

Assim como no circo, os artistas realizam cortejos pelas escolas e alguns pontos do município, onde divulgam e convidam o público para assistir as peripécias de uma princesa e um gigante, conhecer os talentos locais nas apresentações dos artistas da cidade e, ao final da programação, embarcar em uma rota pelas cinco regiões do Brasil, passando por uma aldeia indígena que não conhece a noite, embalados pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, seguindo o rastro da mulher que vira onça, galopando numa disputa de cavalhada até encontrar com uma bernúncia que engole gente.

'Caixola de Histórias'

Para este ano, o Teatro a Bordo criou o espetáculo 'Caixola de História', que utiliza técnicas do teatro de animação, sombas, músicas ao vivo e o improviso tradicional, para encenar pequenas histórias que retratam o miticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares.

Para o fechamento do espetáculo, homenageando a cidade onde o caminhão palco está acionado, o Teatro a Bordo criará uma cena com base nos registros da memória popular do município, coletados no primeiro dia do projeto. A oficina para a criação da cena será aberta para todos os interessados. A programação também inclui sessão de vídeo e a peça teatral "Sessão Solene - A Princesa e o Gigante". O Teatro a Bordo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, além do apoio das prefeituras locais.

Serviço
Teatro a Bordo 
Local:
 Estação Ferroviária de Eugênio de Melo - Distrito Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP) 
Dias: 26 e 27 de abril

Programação
Dia  26 de abril - sexta-feira (atividades nas Escolas)

13h30 às 14h30 - Cortejo de Chegança dos Artistas (E.E. Possidônio José de Freitas)
15h30 - Oficina "Confecção de Bonecos Brincantes" (E.E. Possidônio José de Freitas) 
19h - Oficina de Contação de História (Casa de Cultura Rancho do Tropeiro)*

*Os interessados em participar da Oficina de Contação de Histórias precisam enviar um e-mail com nome e telefone paraoficina@teatroabordo.com.br (idade mínima de 18 anos). 

Dia 27 de abril - sábado (apresentações na Estação)
11h - Cortejo de chegança dos artistas na praça
16h - Teatro "Sessão Solene - A Princesa e o Gigante"
18h - Apresentações dos artistas da cidade
19h - Sessão de vídeo
19h30 - Teatro "Caixola de Histórias"