Semana Mestre Justino é comemorada em Redenção da Serra

Mestre Justino completaria 85 anos no próximo dia 15 de maio




O município de Redenção da Serra sedia entre os dias 13 e 21 de maio a Semana Mestre Justino, em comemoração a um dos filhos mais ilustres da cidade, o artista popular Sebastião Justino de Faria, um das mais importantes ícones artísticos do Vale do Paraíba. O evento é oficializado por meio da lei municipal n.º 36/2013 e será realizado pela primeira vez.

Autodidata, o desenhista, pintor e muralista redencense nasceu em 15/05/1932, mas viveu a maior parte de sua vida em Taubaté. Mestre Justino completaria 85 anos no próximo dia 15 de maio e para homenageá-lo e manter viva sua memória, principalmente entre as novas gerações redencenses, o Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho e a prefeitura municipal de Redenção da Serra se reuniram para a realização do evento.

O evento começa no sábado, dia 13, às 10h, com apresentação da Banda Municipal Maestro Manoel da Rocha Filho e abertura da exposição de algumas obras do artista e da visitação pública ao mural “Vida – Dádiva de Deus”, com cenas que vão do Gênese ao Apocalipse, pintadas na Capela do Cruzeiro, em Redenção da Serra.

No período entre os dias 15 e 19, as pinturas serão visitadas por alunos das duas escolas da cidade, que também participarão de um concurso de redação sob o tema “Mestre Justino, um artista redencense”. “Queremos levar o Mestre Justino às escolas para que crianças, jovens e adolescentes compreendam a dimensão da sua arte”,a afirma a presidente do Instituto, Ana Néri do Carmo de Faria.

No dia 15, autoridades, familiares, amigos e alunos das escolas participam de uma homenagem no túmulo do artista, sepultado no cemitério local, tendo como orador o jornalista taubateano Camões Filho. O encerramento da semana será no dia 21/05, às 15h com uma apresentação musical da Orquestra Jovem de Taubaté, ainda a ser confirmada.

Mestre Justino faleceu em 21 de abril de 1994 e deixou um acervo de quadros  e mais de 20 murais que decoram prédios e áreas públicas espalhadas por Taubaté.