Projeto audiovisual reúne contos populares e incentiva o resgate cultural no Vale do Paraíba




Com o intuito de valorizar e incentivar o resgate cultural, a Fibria, por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), é uma das apoiadoras do projeto "Casa de Causos" que, no dia 2 de fevereiro, lança o DVD com os 'causos' e contos populares do valeparaibano. O lançamento será na Sala Mário Lago, localizada no Pátio dos Trilhos, no centro de Jacareí.


Mais do que um registro, a memória cultural de uma comunidade valoriza o legado deixado por um povo e fortalece a história e os costumes locais. Com esse foco, o projeto multimídia reúne 12 histórias que foram coletadas nos municípios de Jacareí, Santa Branca, Redenção da Serra e Paraibuna.

Os causos são narrados por personagens de diferentes gerações, que ouviram os relatos populares ao longo do tempo e, hoje, contam os detalhes para os apreciadores da memória cultural. "Essas histórias possuem valor inestimável para a região do Vale do Paraíba e não podem se perder no tempo. Elas retratam o imaginário coletivo e expressam as tradições da cultura popular", diz Tatiana Baruel, diretora e roteirista do projeto.

Entre os contos estão o 'benzedor que encantava serpentes', 'relatos de aparições de lobisomem', 'assombrações em museus', 'sinos que badalavam sozinhos', dentre outros temas que mexem com o imaginário e que são passados de pais para filhos como um legado cultural local.

O material foi produzido e finalizado ao longo de um ano e o resultado será apresentado durante o lançamento do DVD. "O apoio a projetos que permitem o acesso à cultura e o protagonismo da comunidade em seu processo de desenvolvimento faz parte do compromisso da Fibria. Iniciativas como essa fortalecem as relações sociais entre as comunidades por meio de ações que valorizem a educação, a cultura e as tradições regionais", diz o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.