Projeto apoiado pela Suzano lança livro de contos em Jacareí

Contos Premiados leva a história da cidade na segunda metade do século XX a crianças e jovens da rede municipal de ensino


A Suzano apoia pelo 12º anos consecutivo, projetos realizados em Jacareí (SP), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), em parceria com a Fundação Cultural. Entre os projetos está o "Contos Premiados" que vai publicar 400 exemplares do livro "Testamento" do autor jacareiense Waldir Capucci. Ao todo são 20 contos que foram premiados em concursos de literatura no Brasil e Portugal. Os livros serão distribuídos gratuitamente para a população em eventos literários e nas escolas que participarão da roda de conversa com o autor.

Os textos foram escolhidos pelo próprio autor e narram fatos e recordações pessoais da segunda metade do século XX em cidades interioranas quando ainda mantinham o tradicional provincianismo, porém observando a chegada da modernidade. Esta será a primeira publicação de uma obra exclusiva dele.

O Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Jacareí, Israel Batista Gabriel diz que apoiar eventos como o "Contos Premiados" é valorizar e preservar a tradição local e seus artistas. "Valorizar e dar suporte a projetos culturais é uma das diretrizes da estratégia social da Suzano e apoiar os projetos da Lei de Incentivo à Cultura é uma oportunidade de fortalecer as tradições de Jacareí e promover o engajamento da comunidade".

Além da publicação da obra, o projeto prevê oficinas com alunos de escolas públicas de Jacareí que serão indicadas pela Secretaria Municipal da Educação. Nestes encontros, o autor fará um bate papo com os estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo, incentivar a pratica da leitura e a escrevem contos e histórias.

 A Suzano incentiva os projetos culturais por meio da LIC desde 2005 e com os cinco projetos deste ano, a empresa contabiliza 52 trabalhos beneficiadas ao longo dos anos. Em 2019, além do Projeto Contos Premiados, também foram apoiados os projetos: "Coro Jovem de Jacarehy - Do Clássico ao Pop", "Instantes Poéticos", "Mural de Azulejos: A Lenda da Cobra Grande" e "Ponto Verde no Mapa".

anuncio