Praça Santa Terezinha recebe Teatro Solar Móvel nos dias 29 e 30 de junho

Durante os espetáculos, o projeto realiza atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas e cortejos


O contêiner do Teatro Móvel Solar chega a Taubaté e fica estacionado na praça Santa Terezinha na sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de junho.

Durante os espetáculos, o projeto realiza atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

O contêiner-palco itinerante é equipado com módulos fotovoltaicos que captam a energia do sol na estrada e a transforma em iluminação cênica, possibilitando que o grupo itinerante Teatro a Bordo se apresente sem a necessidade de buscar outras fontes.

O Projeto Teatro Móvel Solar tem 10 anos de estrada e já foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. É uma realização do Grupo Teatro Aberto, da BERTHI Produção e Arte e do governo do Estado de São Paulo, contando com o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas e da SS Solar, apoio institucional do Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, apoio operacional da Exsergia e apoio local da Prefeitura Municipal de Taubaté.

Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, este contêiner-palco utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias, aliando arte e sustentabilidade.

Programação:

Dia 29 de junho|sexta-feira|A chegança dos artistas|

9h às 16h30: Cortejo de chegança dos artistas nas escolas. A Caravana Teatro a Bordo se reúne com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

17h: Cortejo de chegança dos artistas na praça

Dia 30 de junho |sábado|As apresentações na praça|

16h: Oficina "Confecção de Bonecos Brincantes” (duração de 60 minutos). Os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Com Edivaldo Costa, Juliana Lima e Cida Cunha.

17h: Teatro “Sessão solene: a princesa e o gigante” (duração 40 minutos).  Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

18h: Apresentações de artistas da cidade

19h: Vídeo

19h30: Teatro “De sol a sol” (duração 60 minutos). Um misto de ficção e realidade conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Com Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.