Para além do Dia dos Namorados: 4 datas que celebram o amor pelo mundo

Enquanto a data é celebrada no dia 12 de junho no Brasil, existem outros vários dias em que os casais comemoram seus encontros pelo mundo


A partir da metade de maio, os casais brasileiros começam a se mexer em busca de presentes: flores, chocolates, jóias, viagens, jantares ou cestas para o Dia dos Namorados, comemorado no país a cada dia 12 de junho.

O Brasil, porém, comemora a data em um calendário diferente do da maior parte do mundo: enquanto o Valentine's Day, o dia mais famoso, é lembrado na Europa e nos Estados Unidos a cada dia 14 de fevereiro, os brasileiros celebram no dia 12 de junho. Mas há diversas outras datas paralelas à essas, como o May Day, em algumas regiões da Alemanha (1 de maio), em que os casais trocam flores, o Dia dos Namorados Chinês, que conta a história de um vaqueiro apaixonado por uma fada, ou o Tu B'Av, a data em que os homens geralmente pedem às suas namoradas em casamento.

Separamos outras quatro histórias e motivações para dias dos namorados diferentes pelo mundo:

Santes Dwynwen Day - País de Gales

25 de janeiro

No País de Gales, o dia mais romântico do ano não é uma referência a um santo, como São Valentim ou Santo Antônio, mas marca a lembrança de uma mulher: a princesa Dwynwen, que viveu no século IV e que ficou conhecida como a patrona galesa do amor por não se casado com o seu príncipe.  

Em primeiro lugar, o significado do seu nome é "She who leads a blessed life" ("Aquela que levou uma vida abençoada", em tradução livre), por causa de sua devoção à Igreja que lhe custou o direito de se casar. Dwynwen construiu e viveu em um convento na ilha de Llanddwyn, na costa leste de Gales, onde até hoje se encontra o templo e um poço de onde parte a tradição do 25 de janeiro.

Acredita-se que nele vive um peixe sagrado que pode prever que os casais ficarão realmente juntos. Se o peixe é visto nadando pelas águas do poço, é sinal de que o parceiro (a) é realmente fiel. Na mesma região fica um caldeirão, menor do que o poço de Llanddwyn, onde há outro folclore sobre os casais: quando a água dele ferve durante a presença dos casais, é sinal de boa sorte no casamento.

Um dos presentes comuns dados no Santes Dwynwen Day é uma colher do amor.

Dragobete - Romênia

24 de fevereiro

Na mitologia tradicional romena, Dragobete é um jovem deus do panteão autóctone, hoje considerado o patrono do amor e da alegria. Ele geralmente associado com a mitologia romana do cupido e com a grega, de Eros. Mas ao contrário desses outros deuses do amor, Dragobete não interfere diretamente nas relações humanas: ele não usa seus poderes para fazer as pessoas se apaixonarem, mas para que elas se lembrem de nunca parar de celebrar o amor.

Também conhecido como Dragomir, o jovem deus é descrito na mitologia romena como "metade-homem" e "metade-anjo", além de ser imortal. A crença comum afirma que ele anda pela Terra assim como outras criaturas mitológicas e semi-deuses, mas as pessoas não conseguem vê-lo por causa da decadência da sociedade atual. Alguns etnógrafos associam Dragobete também com a chegada da primavera - e não à toa em algumas regiões do país ele também é considerado o patrono dos pássaros.

No dia 24 de fevereiro, a Romênia celebra o aniversário de Dragobete: é a data mais concorrida para as cerimônias de casamento, assim como as reservas de restaurantes e hotéis lotam. No entanto, a tradição também vai às ruas: casais jovens usam roupas especiais e se encontram em frente às igrejas das cidades. Depois, eles precisam ir à floresta colher uma flor da primavera para presenteá-las à noite. Os rapazes que encontrarem flores de morango na mata são os mais sortudos, de acordo com a lenda, porque elas têm poderes mágicos. Já no fim do dia, as meninas voltam à cidade para receber suas flores, quando os garotos pedem um beijo. Se forem atendidos, o amor se torna público, e então têm-se o "Dragobete s?rut? fetele".

Sant Jordi - Catalunha

23 de abril

Sant Jordi - ou São Jorge, para os brasileiros - é um dos santos mais famosos do mundo. Os livros falam de Jorge de Capadócia como um militar romano que nasceu no que hoje é a Turquia no século III e que, ao negar uma ordem do imperador César para perseguir cristãos, foi torturado e decapitado em 23 de abril de 303. Anos depois, foi considerado um mártir pela Igreja Católica. Na Idade Média, quando aconteceram muitas guerras entre povos distintos, ele se tornou o "santo dos cavaleiros", época também em que foi tomado como padroeiro da Coroa de Aragão, um dos impérios que se juntaram séculos depois para formar a Espanha. Logo, foi assim considerado também pela Catalunha.

Tão popular quanto a lenda de São Jorge é a do dragão em que está montado - que, no caso catalão, acredita-se que ele está em Montblanc, em Tarragona. Uma proximidade tão grande com o santo fez com que a data mais romântica do ano na região fosse uma referência a ele: é o dia em que os homens devem dar uma rosa à mulher amada.

A origem da tradição, porém, é bastante incerta: constam relatos sobre uma feira de rosas que era organizada anualmente para São Jorge no século XV, em Barcelona. O encontro logo se tornou uma missa no palácio da Generalitat, administração regional, em que os membros da nobreza e dos estamentos sociais, políticos e religiosos da comunidade participam juntos. Ao final, todas as mulheres presentes recebiam uma rosa e, assim, as portas da capela eram abertas para a feira de flores.

Desde então, o Dia de Las Rosas se tornou mais comemorado do que o Valentine's Day, que tem certo impacto na Espanha. Em Girona, por exemplo, o 23 de abril é considerado o Dia dos Namorados, porque é nessa data que os homens podiam pedir as mulheres em casamento. Por causa da data de nascimento de Miguel de Cervantes (1547), o 23 de abril catalão é também o Día Del Libro.

Assim como o Dia dos Namorados, há uma data de celebração dos casais que surgiu por causas da publicidade. Criado pela indústria de doces japonesa em 1978, o White Day passou a ser celebrado anos depois na vizinha Coreia do Sul e em Taiwan - todos, vale lembrar, também comemoram o Valentine's Day ocidental. A diferença é que, durante o 14 de fevereiro, as mulheres presenteiam os homens com chocolates e, exatamente um mês depois, é a vez deles retribuirem o presente.

White Day - Coreia do Sul, Japão e Taiwan

14 de março

Assim como o Dia dos Namorados, há uma data de celebração dos casais que surgiu por causas da publicidade. Criado pela indústria de doces japonesa em 1978, o White Day passou a ser celebrado anos depois na vizinha Coreia do Sul e em Taiwan - todos, vale lembrar, também comemoram o Valentine's Day ocidental. A diferença é que, durante o 14 de fevereiro, as mulheres presenteiam os homens com chocolates e, exatamente um mês depois, é a vez deles retribuírem o presente.

Inicialmente, o 14 de março era chamado de Marshmallow Day, criado em 1977 por Ishimura Manseido, dono de uma fábrica de doces na cidade de Fukuoka, no Japão. A ideia era que os homens comprassem chocolates para presentear as mulheres no mês seguinte ao Valentine's Day, mas a moda não pegou. Assim, um ano depois a National Confectionery Industry Association (NCIA) rebatizou a data de "White Day" ou "Answer Day", em que os homens retribuíam o doce que tinham ganhado em fevereiro. A cor branca foi escolhida por simbolizar "pureza" e "amor jovem", mas também por ser a cor do açúcar.

Ao contrário do Ocidente, porém, as datas comemorativas dos casais nesses países envolvem apenas a troca de doces, e não de outros tipos de presentes, como jóias, roupas ou flores.