Oficinas culturais virtuais ganham a simpatia de orientadores e aprendizes

As atividades virtuais, que começaram na última segunda-feira (6), estão sendo feitas por meio do aplicativo gratuito Zoom


As oficinas culturais virtuais do Programa Arte nos Bairros já estão conquistando seus adeptos. Orientadores artísticos e aprendizes aprovaram a iniciativa da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) que tem o objetivo de manter atividades culturais mesmo durante o período de isolamento social, contribuindo para que as pessoas fiquem em casa em razão da pandemia do Covid-19.

As atividades virtuais, que começaram na última segunda-feira (6), estão sendo feitas por meio do aplicativo gratuito Zoom, uma ferramenta gratuita, compatível às plataformas Android e IOS, que podem ser acessadas por celular ou computador, e que permite a interação dos aprendizes com o orientador. 

O professor de danças urbanas Jadras Nascimento já estreou na sala virtual. Ele, que já atua há cinco anos na Casa de Cultura Cine Santana, admite que a tecnologia é uma grande aliada na manutenção das atividades culturais. "Nós estamos tendo que reinventar nossos métodos pedagógicos, a nossa forma de interação com os nossos alunos e isso, de certa forma, é bom para todos. Os alunos estão muito empolgados e, para nós artistas, receber o apoio da FCCR nesse momento tão difícil é muito bom", afirmou.

A aprendiz Franciela Santos, que participou da aula virtual de danças urbanas, aprovou a experiência. "Achei ótimo nos disponibilizarem aulas on-line. É uma forma de continuar fazendo o que a gente gosta em meio à essa pandemia, já que o isolamento limita muitas outras atividades".

Aprendiz da oficina de jazz, Patrícia Portela afirma que as atividades virtuais trazem benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. "Os alunos evitam o sedentarismo e aprimoram conhecimentos, enquanto os professores mantêm seus trabalhos e rendimentos. Além disso, passamos a valorizar ainda mais a arte e reconhecer os valores de um artista", disse.

Como participar?

Qualquer pessoa pode participar da atividade cultural virtual, obedecendo o limite da capacidade da sala, sendo que a prioridade é para os inscritos no Programa Arte nos Bairros. Basta a acessar o site e clicar na oficina de interesse.

Cada Casa de Cultura tem sua sala virtual, com as oficinas acontecendo no mesmo dia e horário. A duração de cada aula é de 40 minutos, com o acompanhamento de um mediador. Estão sendo disponibilizadas mais de 200 turmas de oficinas culturais.

É a FCCR trabalhando para buscar alternativas visando a manutenção das atividades culturais em São José dos Campos, principalmente neste momento tão delicado na vida de todos os cidadãos.