Novo livro de Ricardo Martins sobre a Serra da Mantiqueira dá ênfase a patrimônio natural e cultural da região

Autor de 9 livros e premiado com Jabuti, fotógrafo retorna à serra para contar histórias sobre os 7 mil anos de povoamento no local


O fotógrafo Ricardo Martins revisitou a Serra da Mantiqueira em 2019 e fez um registro de imagens únicas, verdadeiras testemunhas do patrimônio natural e cultural brasileiro representado pela região e reunidas na obra "Amantikir - Patrimônio Natural do Brasil", seu mais novo projeto.

Ricardo volta ao mercado editorial pela nona vez, a segunda para divulgar uma obra a respeito da Mantiqueira, depois do sucesso de "Amantikir - A Serra que Chora" há quatro anos. Agora, o leitor tem a possibilidade de conhecer os moradores e lendas da serra que abriga os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Apesar de encarar o trabalho como muito gratificante e enriquecedor, o fotógrafo conta que também passou dificuldades durante a expedição, principalmente na época das chuvas. "Houve períodos de tempestades com ventos fortes, mas a persistência em fotografar o máximo possível me fez chegar até o fim", afirma. Martins também comenta o processo de criação do livro, destacando a necessidade de garantir naturalidade na hora de captar  alguns retratos dos personagens que compõem a obra. "Realizo um processo de fotografia com base em momentos específicos, conversando sentado em um banco, ou a beira de um fogão a lenha, por exemplo".

É a primeira vez que um trabalho editorial do fotógrafo, premiado em 2012 com um Jabuti pelo livro "A Riqueza de Um Vale", enfatiza questões humanas. "Neste projeto, decidi trabalhar bastante nas mensagens que os moradores daquela região transmitem através do olhar, com fortes retratos, em preto e branco, como o da menina Vitória, e textos sobre alguns personagens", avalia Martins. 

A obra de 204 páginas foi encadernada em versão de luxo, com capa dura e papel especial para textos. "Agradeço à lei Rouanet e ao patrocinador, o Grupo Comolatti, que possibilitaram a realização desse projeto, que será distribuído gratuitamente nas bibliotecas do país, e vendido a um valor acessível para a população em geral", afirma. 

"Amantikir - Patrimônio Natural do Brasil" também será lançado nas cidades de São José dos Campos (SP), Guaratinguetá(SP), Campos do Jordão (SP),  Aiuruoca (MG) e Cristina (MG). 

Sobre Ricardo Martins 

Ricardo Martins é natural de São José dos Campos (SP), fotógrafo e jornalista de formação. Dedica-se às imagens de natureza, animais e cultura desde 2002. É fundador da RM Produções, por meio da qual realiza projetos autorais. Já fez trabalhos em países como o Irã a convite do Itamaraty, e é colaborador da National Geographic Brasil. 

Instagram: @ricardomartinsfotografo/ 

Site: www.ricardomartins.org 

Serviço 

Lançamento:  "Amantikir - Patrimônio Natural do Brasil 

Programação 

Aiuruoca (MG)

Onde : Câmara Municipal - Rua Dr. Antônio Guimarães, 62 - Centro

Quando : dia 18 de outubro, às 19h (coquetel e lançamento do livro com mesa de autógrafo)

 Quanto : entrada gratuita 

Cristina (MG)

Onde : Salão da Câmara Municipal - Praça Santo Antônio, 28 - Centro

Quando : dia 19 de outubro, às 19h (coquetel e lançamento do livro com mesa de autógrafo)

Quanto : entrada gratuita 

Campos dos Jordão (SP)

Onde : Grande Hotel Campos do Jordão - Av. Frei Orestes Girardi, 3549 - Capivari 

Quando : dia 25 de outubro, às 17h (coquetel e lançamento do livro com mesa de autógrafo)

Quanto : entrada gratuita