Museu de Antropologia do Vale do Paraíba recebe 4.087 visitas no primeiro semestre

Acervo do museu em Jacareí conta com cerca de oitocentas peças, grande maioria de arte religiosa, além de 500 esculturas


Considerado motivo de grande orgulho para Jacareí e região, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba tem por finalidade a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, material e imaterial da cidade e do Vale do Paraíba. A instituição participa de pesquisas acadêmicas sobre museologia, história, educação, turismo, entre outras. Neste primeiro semestre de 2018 foram mais de 4.087 visitas (alunos da rede municipal e estadual, pesquisadores e técnicos) em 11 exposições, 14 palestras e encontros culturais.

Atualmente, estão abertas as exposições: ‘Indústria, patrimônio e memória’ e ‘TatuArte – a Flor da pele’. As próximas exposições já estão planejadas: ‘CerveJacarei’, abordando a produção e consumo da cerveja em Jacareí ;  ’Da África ao Brasil’ em parceria com Casa Amarela; ‘Simples como Francisco’, da artista Regina Pimentel ; além das mostras ‘O Xamã’, ‘Retábulos’ e ‘Cinema e sociedade’.

Entre as pesquisas museológicas em andamento e finalizadas estão: ‘O Patrimônio industrial de Jacareí’, ‘A dimensão social e econômica do Rio Paraíba do Sul’ e ‘A cerveja como elemento socializador e representativo’.

Historia do Museu - Inaugurado em 1857 para ser a “casa da cidade”, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba está instalado no Solar Gomes Leitão, que foi propriedade do rico cafeicultor João Costa Gomes Leitão. Após sua morte, em 26 de abril de 1879, a família mudou-se para Sorocaba. Em 1895, o Solar foi vendido à Fazenda do Estado de São Paulo.

O acervo do MAV conta com cerca de oitocentas peças, grande maioria de arte religiosa, além de 500 esculturas, com destaque para a rica coleção de “Paulistinhas”, com 193 peças. Apenas o Museu de Arte Sacra de São Paulo possui quantidade maior. Também há “Paulistões”, variadas imagens do Divino Espírito Santo, crucifixos, oratórios e estandartes.

Também faz parte do acervo a coleção de prataria religiosa composta de turíbulos, coroas, cálices, âmbulas, patenas, resplendores, lâmpadas votivas, cetro, naveta, caldeirinha, sineta e relicário. Destaque também para as artes plásticas, com a obra de Almeida Júnior  retratando o Barão de Santa Branca (1888), além deobras de pintores de várias cidades do Vale do Paraíba, e diversos presépios: cerâmica, crochê, palha, metal etc.

O Museu de Antropologia está localizado na Rua XV de Novembro, 143 – Centro e, fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e, aos sábados, das 10h às 16h.