Mercado Municipal de Jacareí ganha documentário histórico

Iniciativa fomentada por meio da Lei de Incentivo à Cultura revela a importância cultural do Mercado Municipal de Jacareí




A Fibria, produtora de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, contribui para o desenvolvimento cultural e social, dando suporte a projetos que valorizam as tradições das cidades em que atua. Em Jacareí, a empresa apoia o projeto Mercadão Vivo, que terá o lançamento de um vídeo documentário no dia 28 de abril.

Viabilizado por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), o filme mostra a importância cultural do Mercado Municipal de Jacareí, a partir de depoimentos de comerciantes que atuam no local. O documentário será lançado no próprio Mercado Municipal, às 10h, com distribuição gratuita de 500 DVDs para os presentes interessados. No mesmo dia, às 16h, acontece a exibição do filme e do making of na Sala Mário Lago. Ambos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

"A Fibria está atenta às iniciativas que promovem e valorizam a cultura local, dando suporte a projetos por meio da LIC, desde 2005. O Mercadão Vivo retrata um espaço de grande relevância arquitetônica, gastronômica e cultural para o povo de Jacareí", afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

O projeto teve a participação da comunidade em todas as etapas de produção do documentário. Foram realizados workshops gratuitos que abordaram técnicas do audiovisual, como Som Direto e Trilha Sonora; Produção Executiva e Captação de Recursos; Roteiro e Direção; Direção de Fotografia e Montagem; Edição e Finalização. Cerca de 150 pessoas participaram das atividades. "Começamos a fazer as gravações e, pesquisando mais a fundo, descobrimos mais pessoas interessantes para entrevistar. O Mercadão é um universo muito rico, que nos trouxe histórias surpreendentes", comenta o diretor do filme, Daniel Felipe de Paiva.

Após um ano de circulação, o documentário estará disponível na íntegra em um canal online do projeto e poderá ser acessado gratuitamente.

A Fibria já beneficiou 43 projetos culturais em Jacareí por meio da LIC. No ano passado, além do Mercadão Vivo, foram apoiados outros cinco projetos: Tempo de Brincar (espetáculos de música, teatro e artes circenses), Pelas Ruas da Cidade (serestas), Algo Pensa em Mim (teatro), Travessia (fotografia) e Em Busca da Liberdade (literatura infantil).