Livro de histórias em quadrinho homenageia Monteiro Lobato

A obra foi produzida pelos alunos da Academia de Arte e Design IMAGO


Imagine poder conhecer mais sobre as obras do maior escritor brasileiro da literatura infantil - Monteiro Lobato, por meio de uma coletânea de histórias em quadrinhos? Pois essa é a proposta do novo projeto da Academia de Arte e Design IMAGO, prestes a se tornar realidade. 

O projeto, que engloba a linguagem visual, histórica, artística e textual foi desenvolvido com o objetivo de dar asas à imaginação dos alunos num contexto de aprendizagem dinâmica, criativa e instigante. Além disso dá a eles a oportunidade de experimentarem a vivência profissional da arte, mesmo com diferentes idades.

Após um período de avaliação e seletivas, 8 alunos compuseram o grupo que abraçou a causa e entre uma rotina paralela de estudos e demais afazeres, dedicou horas e dias na construção do trabalho que culminou na obra literária intitulada "De volta ao Sítio" - uma coletânea de histórias em quadrinhos baseadas em contextos reais da vivência de cada um, mescladas a contos infantis de Monteiro Lobato. 

Tendo como mentor o publicitário Bruno Honda Leite - artista plástico, designer e roteirista de quadrinhos e diretor de design na Maurício de Souza Produções, e contando com a orientação e supervisão dos professores Wanderley Ribeiro, Marcelo Lopes e Dorneles Reis, os alunos: André Prado, Ana Clara Brandão, Matheus Augusto, Pietra Giordano, Lucas Ronconi, Leandro Rafael, Maria Eduarda Felix e João Pedro Silva deram vida ao livro, que será oficialmente lançado no próximo dia 28 de Novembro, numa noite de autógrafos.

"Todos os participantes tinham total consciência da importância desse processo, mas imaginar que um dia, tão logo, estariam numa coletânea de histórias em quadrinhos, creio que poucos conseguiam imaginar", resumiu o professor Dorneles, se referindo à satisfação de todo corpo docente com a conclusão do projeto. 

Já para o diretor da IMAGO - professor Wanderley Ribeiro, o sonho e a experiência de vida de cada aluno sintetiza a alma do projeto.  "A construção deste trabalho tem a representação clara da realização de um sonho. Um conjunto de obras, que nos proporciona um momento de materialização do mundo de criação e arte".

O lançamento da obra literária será na livraria LEITURA, em Taubaté. O endereço é Avenida Charles Schnneider, 1700 - (dentro do Taubaté Shopping). A entrada é franca.

Conheça o perfil de cada aluno IMAGO - Coautor do livro: 

André Prado

Sempre quis participar de um projeto como esse! Buscava entre o trabalho e o estudo organizar seu tempo para focar no que ele chama de "cerne de sua vida": trabalhar com desenho sendo quadrinista/ilustrador. André tem 35 anos e ama a arte em quadrinhos.

Ana Clara Brandão

Dona da maior história do livro, aos 18 anos de idade, Ana Clara não se intimidou quando foi desafiada a entregar mais do que pretendia, e assim se dedicou em mais aulas, encontros e muitos redesenhos até encontrar um norte e apresentar um dos mais empolgantes contos do livro. Domina uma abordagem arrojada, de falas precisas e um ótimo jogo de cena, convidando o leitor a passear por um suspense, cheio de paixão.

Matheus Augusto 

Aos 14 anos de idade é também o mais quietinho da turma, porém não menos criativo!  Dono de uma pegada mais "Comics Americana" ousou em trazer uma brincadeira entre os estilos que aprendeu no estudo do desenho. Traz uma piada em sua história que é digna de roteiro de anime shounen!

Pietra Giordano

Escolheu trabalhar manualmente em quase todas as fases do projeto. Muito esforçada, trouxe um drama psicológico, uma abordagem bem distinta das demais, para a sua personagem favorita: a Narizinho. 

Com uma vida escolar densa e aos 18 anos de idade, Pietra conseguiu se organizar para realizar com êxito esse projeto.

Lucas Ronconi:

Um menino muito criativo! Lucas tem 16 anos. Trazia sempre uma possibilidade diferente para o projeto. O sorriso em seu rosto e o brilho no olhar fizeram a diferença. Escreveu uma história leve, e cheia de encanto, abrindo mão de personagens primários, dando clareza e luz a uma sutil brincadeirinha de origens!

Leandro Rafael: 

Foi o único que decidiu fazer só uma ilustração, mas em meio ao seu processo de produção foi tomando gosto por sua história e a construiu, demonstrando sempre a vontade de deixá-la cada vez melhor. Léo tem 21 anos e  acabou apresentando um trabalho com carinha de fábula, incrível!

Maria Eduarda Félix: 

Criou uma história complexa, para se contar em poucas páginas.  " Duda" tem 21 anos e dedicou-se ao estudo avançado para usar as técnicas que queria na construção do trabalho. Sempre ativa, debatia a todo o momento suas dúvidas para alcançar o resultado final. Sua participação neste projeto tem um aspecto de consciência.

João Pedro Silva: 

Dele vem a abordagem corajosa e muito caridosa com os personagens secundários dentro da produção de Lobato, como o jovem Barnabé vivendo suas aventuras! João, de 22 anos, criou a primeira história de ação e suspense do livro, com um humor contido, traços muito elegantes a evolução das personagens acontecendo como num filme. Dividiu a produção de sua história complexa de composição em meio a decisão de ir para o exército. Detém o capricho de um artista preocupado em melhorar cada vez mais seu trabalho.